Família denuncia que rapaz de 19 anos, que possui líquido no pulmão, foi levado à UPA na terça-feira (30/1), mas foi transferido ao hospital somente neste domingo (4/2)
Um jovem de 19 anos ficou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ceilândia por cinco dias, com diagnóstico de derrame pleural, ou seja, líquido nos pulmões. O pai do rapaz denuncia que ele foi levado à UPA na terça-feira (30/1) e transferido para o Hospital Regional de Ceilândia somente na tarde deste domingo (4/2).
“Eles (os profissionais) não drenaram, não realizaram nada com o líquido. Só deram soro, só soro. Um dos pulmões está totalmente comprometido”, disse o homem antes da transferência do rapaz. O homem pediu para não ser identificado.
Segundo o artigo 11 da resolução 2.079/14 do Conselho Federal de Medicina (CFM), as UPAs não podem internar pacientes, apenas mantê-los em observação por 24 horas, até que sejam encaminhados ao serviço hospitalar.
Segundo o pai do jovem, ele não possui nenhuma doença terminal ou complicação, apenas começou a sentir dores nas costelas fortes até ser levado à UPA. “Foi repentino, ninguém esperava. Nossa preocupação é que ele seja entubado, pois está em estado grave”, acrescentou.
O posicionamento da Secretaria de Saúde do DF sobre o caso. Até a publicação desta reportagem, o órgão não havia respondido à solicitação. Em caso de resposta, a matéria será atualizada.