As Fortes chuvas na capital federal fazem o GDF decretar estado de alerta geral

De acordo com a governadora em exercício Celina Leão, há cerca de 60 famílias desabrigadas, em todo o DF, por conta dos temporais

 

O decreto assinado pela governadora em exercício Celina Leão (PP) nesta quarta-feira (3/1) colocou o Distrito Federal em estado de alerta em razão dos temporais que atingiram regiões administrativas da capital federal.

O documento foi assinado e publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O texto traz uma força-tarefa de 19 secretarias de governo, que estarão empenhados para articular, coordenar e atender situações emergenciais, impulsionadas com a forte chuva, que castigou algumas regiões, como a Vila Cauhy e o Sol Nascente. Os órgãos ficarão sob alerta, 24 horas por dia, enquanto durar o período de chuvas mais intensas.

Celina decidiu decretar estado de alerta na tarde desta quarta, após uma reunião com secretários, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. No encontro, a progressista afirmou que o GDF está mobilizado desde o início das chuvas e que houve a percepção da continuidade do acúmulo e do aumento delas. “Estamos fazendo um decreto de alerta, para que as secretarias e os órgãos de prevenção estejam sob alerta e mapeando as regiões onde tivermos mais danos”, destacou.

Segundo a governadora em exercício, o objetivo maior de todos os secretários que fazem parte do grupo de trabalho é preservar vidas. “O GDF, depois, faz as intervenções, mas, no momento da chuva, às vezes, há um desespero e um descontrole, e é por isso que a gente está mapeando, área por área, e colocando as equipes em pronto-atendimento”, ressaltou Celina.

De acordo com a chefe interina do Executivo local, o levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil aponta que cerca de 60 famílias estão desabrigadas, em todo o DF, por conta dos temporais. “Estamos mapeando e esse número pode crescer ou pode se estabilizar. Mas o governo do Distrito Federal está preparado”, reforçou.

Alagamentos

As pancadas de chuva da madrugada desta quarta-feira (3/1) provocaram alagamentos em quatro pontos da Vila Cauhy, localizada no Núcleo Bandeirante. A ponte da Rua Seu Adelino, Rua Professora Maira Marques, ponte Azulão e Rua da Glória, foram atingidos.

Além da Vila Cauhy, as regiões de Arniqueira e Ceilândia também sofreram com enchentes. A ponte do Córrego Riacho Fundo, conhecida como ponte Canarinho, é a principal conexão de pedestres entre a Rua da Glória e o Núcleo Bandeirante, e ficou submersa com a água da chuva represada.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.