De acordo com a Defesa Civil, caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati
Uma barragem se rompeu, nesta quinta-feira (11/7), em um povoado da cidade de Pedro Alexandre, na Bahia, a 435 quilômetros de Salvador. Ainda não há informações sobre feridos. De acordo com a Defesa Civil do município, as fortes chuvas que atingem a região contribuiram para o rompimento da estrutura.
A Defesa Civil também não tem detalhes sobre o tamanho, a composição e a quem pertence a estrutura. Segundo a Superintendência de Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), o caso ocorreu por volta das 11h, no distrito de Quati. De acordo com a coordenadora da Defesa Cívil da cidade, Carla Leão, algumas casas no povoado foram invadidas pela terra que se misturou a água da chuva e formou uma lama.
A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a barragem Quati é de usos múltiplos de água. “Por se tratar de uma barragem em rio estadual, a fiscalização desse açude não compete à ANA, e sim à autoridade competente no estado da Bahia. Mesmo assim, guardando as devidas atribuições dos órgãos regionais, a ANA acompanha a situação”, diz em nota.
Coronel João Sá
A Defesa Civil emitiu alerta e diz que a preocupação agora é com a cidade de Coronel João Sá, que está na rota que a lama deve seguir. O órgão pede que as pessoas procurem ajuda e alerta que a prefeitura já está fazendo a retirada dos moradores, levando-os para abrigos.
O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral, publicou um vídeo nas redes sociais alertando os moradores e pedindo para eles deixar as suas casa. “Pessoal, a barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram em área de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas”, diz.
Segundo a prefeitura, os bairros que podem ser atingidos são: Beira Rio, Bonfim, José Antônio dos Santos, Santo Antonio (Rua velha), Galo, Barroquinha, além dos que estão próximos ao Rio do Peixe. A recomendação é que as famílias procurem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
BR-235/BA
Um vídeo (veja acima) que circula nas redes sociais mostra a água tomando conta da BR-235/BA. De acordo com o Dnit, técnicos do órgão estão no local “aguardando a redução do nível da água para verificar possíveis danos à rodovia, recuperar em caráter emergencial e restabelecer a trafegabilidade o mais rápido possível”.