UOL cria e distribui código gratuito para identificar cidades brasileiras

0

O UOL criou e disponibilizou um código gratuito que permite identificar municípios brasileiros com base em coordenadas de latitude e longitude. A ferramenta desenvolvida pela empresa foi disponibilizada gratuitamente na última terça (30) no GitHub do site. A nova plataforma é uma alternativa a serviços do tipo que existem no mercado, mas são pagos. O serviço criado pelo UOL utiliza a base de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para identificar a localização do usuário e visa ajudar desenvolvedores do país. “É uma ferramenta que qualquer um poderá usar ou adaptar em seu serviço. A partir da geolocalização (latitude e longitude) da pessoa é possível sabe em que cidade e Estado ela está”, explica Emerson Hassegawa, coordenador de projetos do UOL.

Um dos exemplos das funcionalidades de uma ferramenta do tipo ocorreu na eleição do ano passado. Usuários do aplicativo do UOL que habilitassem o acesso do app à sua localização já tinham na tela principal do site informações sobre a apuração em seu respectivo Estado.

O recurso foi desenvolvido ao utilizar a base pública do IBGE – outros serviços, pagos, costumam usar ferramentas do Google.

A ferramenta recebe informações como latitude e longitude do usuário e, com isso, o serviço informa em que cidade ou Estado a pessoa está – tudo se o usuário do celular conceder essa permissão, claro. Informações do tipo podem gerar insights para diversos tipos de negócios ou tornar a plataforma mais atrativa para usuários.

O desenvolvedor que quiser utilizar o código precisa apenas baixá-lo gratuitamente no GitHub e adaptar ao seu serviço. Deverão apenas ser respeitadas regras de ética do open source – como não falar que é dono do código.

anuncio patrocinado
Anunciando...