UnB não vai mais adotar o Sisu

Os concorrentes continuarão utilizando a nota do Enem, mas se inscrevendo diretamente em edital da UnB

A Universidade de Brasília (UnB) mudou uma das formas de seleção para entrada nos cursos de graduação. Agora a instituição não vai mais adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como justificativa, a UnB informou que o número de permanência dos estudantes que ingressam pelo Sisu era menor, se comparado ao vestibular e ao Programa de Avaliação Seriada (PAS). Além disso, o calendário estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo Sisu, e o acadêmico, da UnB, eram diferentes.
Com a alteração, os concorrentes vão continuar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas, em vez de aplicá-la na plataforma do MEC, deverão se inscrever em edital próprio da UnB e indicar o Enem como critério classificatório.
A promessa da UnB é que a nova seleção manterá o mesmo quantitativo de vagas que eram destinadas ao SiSU e valerá para ingresso no primeiro semestre letivo de 2020. A publicação do edital ainda não tem data prevista.
Ele refutou a ideia de que a decisão tenha aspectos políticos. “A UnB vem tentando manter contato com o MEC e fazer algo nesse sentido político não é algo muito produtivo, porque estamos buscando o diálogo e não o rompimento com o governo”, destacou.

Outra mudança

Outra alteração, também aprovada pelo Cepe, não vai mais permitir ao candidato do PAS e do vestibular alterar a pré-opção de curso, turno e campus ao ter acesso à nota individual, antes do resultado final da seleção. A retirada dessa etapa também valerá para o ingresso no primeiro semestre letivo de 2020.
O decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, alegou que o uso desse sistema acabava por gerar uma grande entre os candidatos. “Muitas vezes, eles faziam a mudança da opção de curso de forma impulsiva e sem considerar sua verdadeira orientação vocacional”.
 
Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) da Universidade de Brasília (UnB)
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.