Transversalidades, Múltiplo Ancestral, Lugar de Criação e Niver de BH no CCBB Educativo

0

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

Programação de Agosto

 

 

Quatro atrações marcam a última semana de agosto, dentro da programação digital do Programa CCBB Educativo- Arte e Educação. São elas: curso Transversalidades “Literatura de língua portuguesa pelo mundo na sala de aula”, com Flávio de Castro; Múltiplo Ancestral “Toques de Viola”; conversa aberta em homenagem ao Aniversário de Belo Horizonte e Lugar de Criação, que esta semana traz a Oficina de Saberes.

 

Programação Digital

 

25/08- TRANSVERSALIDADES- “Literatura de língua portuguesa pelo mundo na sala de aula”, com Flávio de Castro

O que é: curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: São Paulo, Lisboa e Luanda: territórios da língua portuguesa. Flávio de Castro propõe uma leitura comparada de obras de três escritores: o brasileiro João Antonio, o português Luiz Pacheco e o angolano Luandino Vieira. Como se dá a representação das classes populares e o espaço urbano na obra de três autores (marginais) da Lusofonia.

Sobre o convidado: Flávio de Castro é paulista radicado em Belo Horizonte. Graduado e especializado em Literatura Portuguesa pelo IEL – UNICAMP, é professor de literatura desde 1997. Autor de “Desaparecida” (poesia – 2016), “A última casa noturna da manhã” (poesia – 2018) e “Minério de Ferro” (contos – 2021) todos pela Editora Urutau. Foi cronista do jornal O Beltrano e eventualmente publicou reportagens na Revista Fórum. Faz intervenções poéticas urbanas desde 2010 sob o pseudônimo Sete Capetas.

Serviço:

Quarta-feira, às 19h.

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar

Acessível em Libras

Vagas: 500

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

27/08- ANIVERSÁRIO DO CCBB BELO HORIZONTE

Passear por exposições de arte é sempre mais que ver um conjunto de obras: é ter contato com formas de ver o mundo a partir de trabalhos produzidos por artistas de diferentes lugares, de diferentes épocas e contextos, partilhadas em obras e textos disponibilizados gratuitamente aos visitantes. No aniversário do CCBB Belo Horizonte, os educadores do Programa CCBB Educativo prepararam uma atividade especial para celebrar sua história, marcada por importantes e premiadas exposições. Nesta conversa aberta e comemorativa, vamos passear pela história de algumas delas, identificando os modos como um centro cultural pode nos instigar a pensar em questões relevantes de nossa vida.

Serviço:

Sexta-feira, às14h.

Duração: 1 hora e 30 minutos

Encontro em formato webinar.

Vagas: 100

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos.

Acesso: Evento gratuito.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

28/08- MÚLTIPLO ANCESTRAL—“Toques de Viola”, com Paulo Freire

O que é: Trocas ligadas a diferentes saberes e práticas culturais, articulando a memória e o patrimônio. Alia a tradição oral, o afeto e olhares sobre o patrimônio material e imaterial, fortalecendo a relação do sujeito com a diversidade. Mensalmente, um novo episódio disponível em vídeo sobre saberes ancestrais, contação de histórias, brincadeiras, cantigas e outras manifestações da cultura brasileira.

Sinopse: Os Toques de Viola – pequenas músicas instrumentais – são criados a partir da observação do violeiro dos fenômenos da natureza. Assim temos o voo dos papagaios, o canto da inhuma, a corrida do sapo e o veado, o movimento da lagartixa. E as respectivas histórias de cada um desses toques. Paulo Freire aprendeu estes ponteados com mestre Manelim, no sertão do Urucuia/MG, quando foi morar nesta região, em 1977, à procura das músicas do “Grande Sertão” de Guimarães Rosa. Aprendeu com o seu Manoel que cada violeiro tem seu toque, e desenvolveu seus próprios ponteados a partir de sua vivência na roça urucuiana.

Sobre o convidado: Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade. www.paulofreire.com.br

Serviço:

Sábado, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 6 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

exposição “Nise da Silveira: a revolução pelo afeto” e deixamos um convite para que você conheça melhor o patrimônio do Centro Cultural Banco do Brasil a partir de uma visita ao site CCBB Educativo – Patrimônio & Memória.

Serviço:

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 10 anos

Local: redes do CCBB, BB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Programação Presencial

28/08- LUGAR DE CRIAÇÃO

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/atividades-infantis

 

Assessoria de imprensa CCBB: Bárbara Lusieux Dias Burnier – barbaraburnier@bb.com.br  – (11) 98968-4586

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo das 9h às 21h

SCES Trecho 2 – Brasília/DF | Tel.: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br   Site: bb.com.br/cultura

Redes sociais: facebook.com/ccbb.brasilia, twitter.com/CCBB_DF e instagram.com/ccbbbrasil

anuncio patrocinado
Anunciando...