Tomar uma xícara de café puro reduz a vontade por doce. Entenda como

O hábito de consumir a bebida, sem açúcar ou adoçantes, ativa um receptor específico nas papilas gustativas

 

Existem vários truques para evitar aquela vontade incontrolável de comer doce no meio da tarde. Um dos métodos mais eficazes talvez seja o de tomar o bom e clássico cafezinho. Puro. Parece uma dica boba, mas há uma explicação científica para isso.

O sabor amargo do café provoca uma inibição reversível dos receptores presentes nas papilas gustativas. É um mecanismo periférico, porque não acontece no cérebro. A mudança, no entanto, é instantânea e dura alguns minutos ou mais.

O nutricionista Jefferson Bittencourt explica que o grande responsável por isso é o receptor T2R, presente no paladar e também no intestino. Ao ser estimulado com algum alimento amargo, ele ativa o que chamamos de via homeostática, que faz parte do processo fisiológico e hormonal do organismo e, entre outras coisas, regula o quanto comemos.

Para dar certo, no entanto, é preciso que o café seja verdadeiramente amargo. Nada de adoçantes ou açúcar. Também não vale comer o petit four,que costuma acompanhar os cafés em algumas cafeterias ou restaurantes.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui