Serenatas Culturais pelo DF. Aberto chamamento para artistas.

0

No mês em que Brasília celebra seus 60 anos, moradores do DF receberão a visita de arte e cultura debaixo de suas janelas e varandas com o projeto:

 

Brasília 60+60, do sonho ao futuro

AAMA – Associação Artística Mapati realiza, neste mês de abril, serenatas ao cair da tarde e inicia a produção de uma série em animação 2D sobre a construção de Brasília

A recomendação de que todas e todos fiquem em casa e o fechamento de teatros e casas de espetáculos, em razão da pandemia da Covid-19 provocada pelo novo Coronavírus, ainda não tem data para terminar.

Com isso, a saudade de apreciar eventos culturais, ao vivo e presencialmente, só aumenta. Mas uma iniciativa de produtores locais nasce com o intuito e aproximar moradores do DF à arte produzida por aqui entre os dais 21 de abril e 4 de maio.

Para dar início a este encontro, a Associação Artística Mapati lança chamamento público que vai selecionar artistas, músicos e instrumentistas para apresentações, em formato de serenatas ao ar livre, que ocorrerão em algumas localidades do DF. Basta que preencham a ficha de inscrição, disponível aqui.

Quanto à plateia, de suas varandas e janelas, atendendo às medidas de segurança recomendadas pela OMS, já pode ir preparando seus corações e ouvidos, pois a música e a arte irão lhes fazer uma visita. A programação também reserva belas surpresas para o público infantil.

Tipicamente calmas e musicalmente leves, tons melodiosos e delicados compõem as serenatas. Formato que propicia celebração à vida, ao afeto, à amizade e à família. Sua simplicidade, para uma geração conectada à velocidade do mundo virtual, faz com que as pessoas se conectem com si mesmas.

Em tempos de quarentena, nada melhor que a arte para entreter e suprimir o vazio que o confinamento pode provocar. Sozinho(a) ou entre familiares, momentos de apreciação musical permitem o bem-estar físico e emocional de todos.

Outra ação do projeto é a produção de uma web série Brasília 60+60, um sonho ao futuro, no gênero animação. Dividida seis em capítulos, a série apresenta uma linha do tempo da construção da Capital Federal desde a visão de Dom Bosco. Os episódios trazem como temas: o sonho; o concreto e a política; as migrações humanas e ambientais; a arte; e o futuro.

Aliando produção cultural e tecnologia, o projeto compartilha com os brasilienses, em suas casas, diversidade artística. “Tal iniciativa amplia o acesso à arte produzida por nossos artistas e convida o público a participar e interagir de forma segura”, ressalta Tereza Padilha, atriz, diretora e coordenadora o projeto, que acrescenta: “Será um singelo parabéns dos artistas de Brasília a nossa cidade”.

O projeto Serenatas de Abril Brasília 60 Anos reforça a necessidade de ficar em casa para mitigar o colapso do Sistema de Saúde, desacelerar a propagação do vírus e levar afeto para que as pessoas positivem a sensação de que tudo passará.

Brasília 60+60, do sonho ao futuro é fruto de uma parceria viabilizada via termo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e do Deputado Distrital Fábio Felix (Psol/DF), que destinou emenda parlamentar ao projeto.

Formulário de inscrição: forms.gle/7VQRB83z5C6tAPHT8

Serviço:

Serenatas de abril – Projeto Brasília 60+60, do sonho ao futuro

Plano Piloto (Asas Norte e Sul), Ceilândia, Cruzeiro Novo, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga.

De 21 de abril a 4 de maio de 2020

Apresentações a partir das 19h

Gratuito e livre para todos os públicos

anuncio patrocinado
Anunciando...