Seca faz baixar níveis dos principais reservatórios do Distrito Federal

Após oito meses de cheia, barragem do Descoberto atingiu menos de 90% do nível de água. Santa Maria ficou com 96,6%

 

A seca começa a afetar o abastecimento do Distrito Federal. Nesse domingo (25/8), o reservatório do Descoberto ficou abaixo dos 90% pela primeira vez após oito meses. Monitoramento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) mostra que nesta segunda-feira (26/8) a bacia atingiu 89,2% da capacidade total. Ela é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 75% da capital. O reservatório de Santa Maria estava com 100% da capacidade no fim de junho, mas chegou a 96,6%.

Para evitar a sobrecarga no Descoberto, a região do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e as quadras de 1 a 5 do Park Way passaram a ser abastecidas pelo Sistema Santa Maria-Torto desde 27 de junho, e parte de Águas Claras desde 13 de agosto.

Além das mudanças operacionais, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) chama a atenção da população. O volume de água consumida no DF nos quatro primeiros meses deste ano foi 10,1% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o racionamento entrava em vigor. Em 2019 o consumo aumentou para níveis próximos dos registrados em 2016, antes da crise hídrica.

O aumento do patamar de consumo foi constatado a partir do segundo semestre de 2018, logo após o fim do racionamento. Mas medidas simples podem ajudar a reduzir o consumo, evitando crises de desabastecimento, como desligar a torneira na hora de escovar os dentes e reutilizar água para lavagem de piso.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.