Programa Ela Pode, do Instituto Rede Mulher Empreendedora, tem como meta gerar independência financeira de 1080 mulheres do DF até 2020
O Instituto Rede Mulher Empreendedora divulgou um edital que busca mulheres do Distrito Federal para um projeto apoiado pelo Google. O programa Ela Pode procura moradoras da capital com experiência em facilitação de cursos de empreendedorismo e trabalho com coletivos, conselhos, comitês ou congêneres, para que as selecionadas ministrem cursos à mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Vamos treinar 135 mil brasileiras até 2020. No DF, nossa meta é capacitar 1080 brasilienses, com cursos de dois a quatro dias. Neles nós trabalhamos desenvolvendo competências socioemocionais, habilidades de comunicação, liderança, finanças, networking e ferramentas digitais, por exemplo”, explicou a coordenadora do programa, Daiany França. Para isso, o instituto irá, nos meses de junho e julho, “treinar mulheres para que elas treinem outras mulheres”, como definiu a organizadora.
As moradoras do DF e do Entorno que quiserem se candidatar de forma voluntária no programa devem realizar um
cadastro on-line. Entre os critérios obrigatórios de seleção, estão a conclusão do ensino médio, experiências com tutoriais, projetos sociais e grupos de mulheres, entre outras. Serão 30 selecionadas, que vão ficar responsáveis por organizar e facilitar conteúdos do programa, articular parceiros e apoiadores e divulgar as capacitações. As inscrições devem ser realizadas até o dia 25 de junho.
Chamadas de “multiplicadoras”, as escolhidas deverão participar do treinamento realizado nos dias 3, 4 e 5 de julho, no horário comercial em Taguatinga. “Esse é um trabalho muito importante no DF devido aos altos índices de violência doméstica que vitimam mulheres, principalmente as que estão em situação de vulnerabilidade, nosso público-alvo da capacitação”, diz Daiany. O programa é apoiado ainda pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres do Governo do Distrito Federal.