Pense bem antes de colocar só água no radiador do seu carro

O ideal é completar o nível do sistema de arrefecimento com um aditivo para proteger o motor. E você mesmo pode fazer isso

 

 

Completar o nível do radiador somente com água da torneira é uma prática comum entre os motoristas. Porém, o hábito não é nada recomendável. O aconselhável é usar 50% de água e 50% de um aditivo chamado etilenoglicol.

Isso porque a água da torneira é composta por diversos minerais, entre eles, o cálcio. Com o passar do tempo, o elemento pode acumular no interior do motor. A aglomeração resulta no entupimento dos cilindros, prejudicando o sistema de refrigeração.

Outro ponto é a questão dos automóveis com injeção eletrônica. A maioria desses motores trabalham com temperatura acima dos 100°C. Assim, andar somente com água pode causar um superaquecimento.

E tem mais: o cloro também pode ser um problema. Tendo em vista que o componente químico consome o alumínio, que está presente em algumas peças, ocorre o perigo de corrosão.

Enfim, a solução não é tão complicada. Afinal, o etilenoglicol é encontrado no mercado com fórmula pronta. Isso é, já vem com o percentual correto de água e aditivo determinado pelo fabricante. Basta colocar para tratar bem seu veículo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.