As vésperas do dia do santo, festas juninas animam todo o Distrito Federal neste fim de semana
Vice-presidente da equipe, a decoradora Helen Mere, 38 anos, conta que neste mês os ensaios são diários. “Conciliamos trabalho, família, crianças e casa, mas nos inspiramos e vamos metendo a cara”, ressalta. O público pode se preparar para coreografias elaboradas e muitas roupas coloridas. Toda a montagem é feita sem patrocínio. “Neste ano, nos apresentamos em escolas e asilos, sempre de graça. Fazemos tudo pelo amor ao movimento junino”, completa.
Eleita a melhor quadrilha de 2017, e atual vice-campeã, o Grêmio Recreativo Quadrilha Arroxa o Nó briga pelo título. Em 30 de junho, eles se apresentam em frente à paróquia Santa Luzia, na QS 301 de Samambaia. O ator Willy Costa, 33, deu a concepção artística, montou a coreografia e desenhou os figurinos para a apresentação deste ano, que conta a história do Bumba meu boi.
Arrasta-pé
Pensar em São João e esquecer das músicas que animam as festas é impossível. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho e Alceu Valença são apenas alguns dos nomes que marcam as celebrações todos os anos e entram nos repertórios dos diversos grupos musicais que se apresentam. Entre eles, está a banda Menino Rico.
Nesta sexta-feira (21/6), eles estarão no São-João do Guará, festa já tradicional da cidade e que vai para a 4 ª edição. São três dias de festa e a expectativa é de público de 20 mil pessoas no total. Com quatro anos e meio de história, Menino Rico quer conquistar pela lista de músicas originais misturadas ao forró clássico e moderno em três horas de show. “O trem vai ser bom, agitado”, garante.
Ressurreição
Batismo
Em 24 de junho, os católicos celebram São João Batista que, segundo a Bíblia, foi o profeta que batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão. A data faz referência ao dia do nascimento do santo. Em junho também são festejados os santos Antônio (dia 13) e Pedro (29).