PALHAÇO PIOLIN O REI DOS PALHAÇOS

0

Por LOWRY LANDI

ABELARDO PINTO, mundialmente conhecido por seu nome artístico, PIOLIN. Nascido em Ribeirão Preto, em São Paulo, em 27 de março de 1897, e falecido na capital São Paulo, em 4 de setembro de 1973, foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde se destacava pela grande criatividade cômica, além de habilidade como ginasta e equilibrista.

O palhaço PIOLIN nasceu literalmente no Circo Americano. É, pois, filho de artistas circenses que conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana de Arte Moderna, que foi um movimento artístico e literário realizado em São Paulo, em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante principalmente da Espanha, devido à sua estrutura física, muito magro e de pernas compridas.

Manteve por mais de 30 anos, junto com filhos e sobrinhos. No Largo do Paissandu, em São Paulo, o CIRCO PIOLIN. Foi considerado O MAIOR PALHAÇO DO MUNDO. Washington Luís, presidente da República deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores que costumava assisti-lo sempre que possível.

O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil. Foi pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.

anuncio patrocinado
Anunciando...