PALHAÇO PIOLIN O REI DOS PALHAÇOS

Por LOWRY LANDI

ABELARDO PINTO, mundialmente conhecido por seu nome artístico, PIOLIN. Nascido em Ribeirão Preto, em São Paulo, em 27 de março de 1897, e falecido na capital São Paulo, em 4 de setembro de 1973, foi um palhaço brasileiro. É considerado um grande representante do meio circense, onde se destacava pela grande criatividade cômica, além de habilidade como ginasta e equilibrista.

O palhaço PIOLIN nasceu literalmente no Circo Americano. É, pois, filho de artistas circenses que conquistou o reconhecimento dos intelectuais da Semana de Arte Moderna, que foi um movimento artístico e literário realizado em São Paulo, em fevereiro de 1922, como exemplo de artista genuinamente brasileiro e popular. Seu apelido, que se refere a um tipo de barbante principalmente da Espanha, devido à sua estrutura física, muito magro e de pernas compridas.

Manteve por mais de 30 anos, junto com filhos e sobrinhos. No Largo do Paissandu, em São Paulo, o CIRCO PIOLIN. Foi considerado O MAIOR PALHAÇO DO MUNDO. Washington Luís, presidente da República deposto pela Revolução de 1930, era um dos seus admiradores que costumava assisti-lo sempre que possível.

O dia de seu nascimento foi escolhido para a data comemorativa do Dia do Circo no Brasil. Foi pai da atriz Ana Ariel, falecida em 2004.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.