Milhares de mulheres trabalhadoras do campo saíram do Parque da Cidade e seguiram pelo Eixo Monumental
Milhares de mulheres que trabalham no campo ocupam a região central de Brasília na manhã desta quarta-feira (14/08/2019). A tradicional Marcha das Margaridas saiu do Pavilhão de Exposições, no Parque da Cidade, e segue pelo Eixo Monumental rumo ao Congresso Nacional. Elas pedem melhorias nas políticas públicas voltadas para o setor rural.
Desde terça-feira (13/08/2019), por determinação do ministro da Justiça, Sergio Moro, a Força Nacional acompanha as manifestações no Distrito Federal. Nessa segunda também houve mobilização. Na ocasião, estudantes, professores e servidores públicos pediram a suspensão nos cortes da educação e que senadores não aprovem o texto da reforma da Previdência.
Seis seis faixas da via N1 ficaram bloqueadas por alguns minutos para a travessia do grupo que vinha do Parque da Cidade.
O subcomandante do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da PMDF, tenente-coronel Edvã Sousa, orienta os motoristas a evitarem a área na manhã. “Os motoristas que puderem, deem preferência a rotas alternativas. Uma opção para aqueles que acessam a área central pela Estrutural é utilizarem a pista em frente ao Noroeste e depois seguirem pelo Eixo Rodoviário ou W3 Norte. Uma outra alternativa é utilizar a EPTG [Estrada Parque Taguatinga].”
Entre 12h e 13h, o grupo começará o deslocamento para o estacionamento do Teatro Nacional, para o embarque nos ônibus que estarão no local. O bloqueio parcial – de até quatro faixas da via N1 próximas ao canteiro central – ocorrerá da Alameda das Bandeiras até o Teatro Nacional. No momento da travessia dos manifestantes para o estacionamento do teatro, todas as vias serão interditadas e o trânsito, transferido para a L2 Norte. A via será liberada em seguida.
O planejamento foi pensado com o objetivo de diminuir os impactos no trânsito para a população. “A preocupação da PMDF é fazer com que a população tenha o menor impacto no trânsito possível”, explicou Edvã.
A manifestação é monitorada em tempo real pelas câmeras que ficam na área central. As imagens são enviadas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
A Marcha das Margaridas começou no Pavilhão do Parque da Cidade, local de acampamento dos participantes. O grupo seguiu do Parque até o Eixo Monumental, onde ocupam a via. A ideia é seguir até as Alamedas das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. Durante a manifestação, todas as seis faixas da N1 ficarão bloqueadas e o trânsito é desviado para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG).