La Palma: mais de 700 pessoas deixam casas com ameaça de lava

Autoridades ordenaram que moradores de La Laguna saíssem da região com seus pertences e animais de estimação

 

Mais de 700 moradores receberam ordem para abandonar suas casas nesta terça-feira (12) na ilha espanhola de La Palma, enquanto a lava incandescente avançava em direção à região onde vivem.

Conforme o rio de magma derretido descia do vulcão Cumbre Vieja, no nordeste das Ilhas Canárias, as autoridades ordenaram que entre 700 e 800 habitantes de La Laguna saíssem de casa com seus pertences e animais de estimação, de acordo com o Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias (Pevolca).

“Fomos obrigados a esvaziar uma nova área. A lava avança lentamente. As pessoas precisam de tempo para levar seus documentos, seus objetos pessoais e qualquer coisa de valor”, disse Miguel Angel Morcuende, diretor técnico do Pevolca.

Ocorreram 64 movimentos sísmicos nesta terça-feira, o mais forte medido em 4.1, informou o Instituto Geológico Nacional da Espanha.

O aeroporto de La Palma permaneceu aberto, mas 11 voos foram cancelados e outros foram atrasados, afirmou a operadora Aena.

No início desta terça-feira, autoridades suspenderam o lockdown ordenado por causa de uma nuvem de fumaça sobre duas aldeias causada pela erupção do vulcão, permitindo a saída de mais de 3 mil moradores.

A lava da erupção, que começou em 19 de setembro, já devastou quase 600 hectares, segundo as autoridades.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.