Juiz volta a suspender decreto que fecha parte do comércio de BH

Decisão, em caráter liminar, atende a pedido de sindicato e fixa data para reabertura do comércio em 4 de fevereiro

 

 

A Justiça de Belo Horizonte determinou, por meio de liminar, a suspensão do decreto da prefeitura que suspende os alvarás de estabelecimentos considerados não-essenciais na capital mineira.

A decisão é do juiz Wauner Batista e atende a um pedido do Sindprom-MG (Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais). O juiz fixou em 4 de fevereiro, a data para reabertura do comércio na capital mineira.

O juiz questiona a decisão da prefeitura de determinar o fechamento de parte do comércio por meio de um decreto. Para isso, cita o artigo 5º da Constituição, que diz que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.

A decisão do juiz suspende os efeitos do decreto 17.523/2021, que passou a valer em 11 de janeiro no município, e proíbe a Prefeitura de Belo Horizonte de realizar qualquer ato “que imponha o fechamento do comércio”. O decreto gerou protestos por parte de representantes do comércio e empresários.

O juiz Wauner Batista ainda notificou a Câmara de Belo Horizonte, para que ela possa começar a discutir o assunto e elaborar uma lei, que pode ser regulamentada pela prefeitura, e que preveja a possibilidade de fechamento do comércio devido ao aumento de casos de covid-19 no município.

A prefeitura informou que já recorreu da decisão.

Batalha judicial

O juiz é o mesmo que havia acatado um pedido do deputado estadual Bruno Engler (PRTB) para suspender a decisão da prefeitura. Na decisão, ele acatou o argumento de que o comércio deveria poder voltar a abrir a partir de 29 de janeiro.

A administração do prefeito Alexandre Kalil (PSD) recorreu da decisão, que foi derrubada pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Áurea Brasil.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.