Internet rápida: 5G chega a Brasília e inicia fase de testes

Parque Tecnológico de Brasília será o primeiro espaço de teste permanente da quinta geração da internet no país

 

 

capital do país terá internet com velocidade mais rápida. A Biotic S/A, a empresa Huawei e o GDF assinam acordo esta semana para iniciar a fase de testes do primeiro espaço permanente do 5G no Brasil, no Parque Tecnológico de Brasília.

Diferentemente da tecnologia 4G, o 5G viabiliza a conexão simultânea de aparelhos. Além de maior velocidade para navegar na internet, o usuário poderá conectar até mil objetos, como casas, carros e eletrodomésticos, via internet em seu celular. A rede também pode consumir até 90% menos de energia.

“Estamos fazendo uma aposta na melhoria da internet em Brasília. Tudo que for tecnologia de ponta nós vamos apoiar”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).

O acordo envolve a Biotic S/A, que tem como objetivo promover mudanças na estrutura econômica do Distrito Federal por meio da implantação e gestão do Parque Tecnológico de Brasília, em parceria com a empresa chinesa Huawei, maior produtora de smartphones do mundo e fornecedora de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Nesta fase de testes, o acesso estará restrito ao espaço do Biotic, próximo à Granja do Torto, e só será expandido para toda a população quando a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fizer o leilão do 5G no Brasil. Isso deve ocorrer entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021.

Após o início da fase de testes, ocorrerão periodicamente seminários, palestras e eventos, abertos à comunidade e a escolas de Brasília, por meio dos quais serão disponibilizados equipamentos já adaptados para o 5G. Dessa forma, os participantes podem ter uma experiência real de como será navegar na quinta geração de internet móvel.

O secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, frisa que o Executivo local pretende transformar Brasília “em um berço da tecnologia e do desenvolvimento nessas áreas”. Em uma das frentes, quer incentivar cada vez mais a criação de startups. “Acreditamos que a vinda do 5G dará impulso a esses empreendimentos no Distrito Federal”, ressaltou.

A assinatura do acordo ocorrerá nesta quarta-feira (26/06/2019), às 11h, no Palácio do Buriti, e contará com a presença do governador Ibaneis Rocha. Na ocasião, haverá um talk da Huawei sobre o que é 5G e como essa tecnologia pode contribuir para uma “capital do futuro”.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.