Ibaneis lança fase de testes da 5G e financiamento para startups no DF

Governador brincou: “Eu gostaria que conseguisse resolver o problema da internet no Palácio do Buriti. Porque não funciona”

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) e a chinesa Huawei assinaram, nesta quarta-feira (26/06/2019), convênio para início dos testes da tecnologia 5G em Brasília, parceria antecipada. O projeto será realizado no Biotic/SA, polo tecnológico brasiliense. Na oportunidade, o governador Ibaneis Rocha (MDB) também lançou programa de apoio para startups, financiado pelo Banco de Brasília (BRB).

“Eu gostaria que conseguisse resolver o problema da internet no Palácio do Buriti. Porque não funciona”, brincou o emedebista durante a solenidade. De acordo com ele, o 5G faz parte do pacote de medidas do governo para fomentar a TI na capital federal. Neste contexto, a futura universidade estadual do DF será focada na tecnologia. ” Nós vamos implementar o maior parque tecnológico do país”, assinalou.

Segundo o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, a multinacional chinesa vai arcar com todos os custos do projeto da 5G, que usará o DF como projeto-piloto da nova tecnologia para concorrer com outras gigantes da TI pelo protagonismo no mercado.

“É importante frisar que o 5G é uma tecnologia que vai revolucionar o uso da internet. É uma nova fase. Por que? Porque você vai poder conectar múltiplos aparelhos concomitantemente. Então, isso dará muita eficiência”, pontou Gueiros. Além da conexão de celulares, a plataforma poderá ligar aparelhos inteligentes dentro do conceito da internet das coisas.

Neste sentido, o 5G será um diferencial para o Biotic. “Existe uma discussão no mundo todo sobre essa tecnologia. Os gigantes estão em queda de braço para ver quem vai dominar essa tecnologia. E nós, no DF, estamos saindo na frente”, argumentou.

A princípio, o 5G estará disponível no edifício sede do Biotic. Na sequência, a tecnologia será compartilhada com as empresas participantes do polo tecnológico. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estuda lançar os primeiros lotes do leilão da 5G já no primeiro semestre de 2020. Somente após essa fase, o projeto poderá ser expandido.

Startups

O GDF anunciou o lançamento de uma incubadora e aceleradora de startups, apadrinhada pelo Banco de Brasília: o Centro de Inovação e Desenvolvimento em Tecnologia do BRB. Neste contexto, os participantes deverão ocupar também uma ala do Biotic para a instalação dessas empresas. Junto com o banco, as secretarias de Projetos Especiais, de Ciência e Tecnologia, e a Fundação de Apoio a Pesquisa (FAP) lançarão um edital de chamamento para captar candidatos do Brasil todo.

“Esperamos encontrar unicórnio aqui. Para quem não sabe, unicórnio é uma startup que valha mais de US$ 1 bilhão”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Os classificados vão receber bolsas para o desenvolvimento de projetos em áreas específicas, podendo abordar diversos temas. E o GDF fará o meio de campo para que empresas do setor façam a monitoria. Por exemplo, um projeto logístico poderá ser acompanhado por empresas do varejo do DF. Uma ideia ligada a combustíveis poderá ser acompanhada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.