Alunos, professores e especialistas de diversos órgãos do GDF e entidades parceiras acompanharam a inspeção
O grupo técnico instituído para vistoriar pontes e viadutos, com técnicos e especialistas de diversos órgãos do GDF e entidades parceiras, além de alunos e professores do curso de engenharia de faculdades do DF, realizou, nesta segunda-feira (10), a inspeção do elevado Córrego do Urubu, na DF -005, no Varjão. “Foi uma experiência piloto”, explicou o engenheiro Maurício Canovas, assessor especial da Secretaria de Obras do GDF.
A ideia é intensificar as vistorias e utilizar os relatórios desenvolvidos pelo grupo técnico para subsidiar as inspeções oficiais. Além de vistoriar as mais de 700 pontes e viadutos do DF, o intuito é promover a cultura da manutenção.
“Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto do Eixão, por exemplo. Deixaremos de ser reativos”, explicou Izidio Santos Junior, secretário de Obras.
Outras ações
Está em estudo a inclusão de verba específica para conservação de pontes e viadutos no orçamento de 2020, uma vez que não foi destinado recurso para o orçamento deste ano.
Desde a queda do viaduto do Eixão, em fevereiro de 2018, já foram vistoriados 179 viadutos, incluindo todos citados no relatório do TCDF. Desse montante, cinco foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. A reforma de outros três está em processo de licitação e mais nove se encontram em elaboração de projetos.
A licitação para a recuperação e revitalização dos 48 viadutos das tesourinhas da Asa Sul e Norte, obras especiais também citadas no relatório, está em andamento pela Novacap. As obras estão previstas para durar 12 meses após a assinatura da Ordem de Serviço. O valor estimado para a revitalização dos viadutos é de R$ 7.941.370,94, sendo que esse montante pode diminuir durante o processo de licitação.
A Novacap também está licitando as obras de mais dois viadutos da região central de Brasília, sobre a via N2 com os eixos W e L, também constantes do relatório do TCDF. A obra irá contemplar a recuperação, reforma e revitalização dos dois viadutos. O investimento é de R$ 6.429.698,98 com o prazo de oito meses, após a contratação dos serviços.
Metas prioritárias para 2019
- Ponte JK (licitada)
- Ponte Costa e Silva (em orçamentação)
- Viadutos sobre a via N2 com os eixos W e L (licitados)
- Tesourinhas das asas Sul e Norte, no total de 48 viadutos (licitadas)
- 2 Viadutos sobre o Eixo Rodoviário Norte, antes do Buraco do Tatu (Projeto em elaboração)
- 2 Viadutos sobre as vias N1 e S1 próximos aos setores hoteleiros Norte e Sul (planejado para o segundo semestre a elaboração dos projetos)
- Viadutos sobre o Eixão Norte antes do buraco do Tat
- Rodoviária do Plano Piloto* Com informações da Secretaria de Obras