Grupo técnico vistoria elevado sobre o Córrego do Urubu, no Varjão

Alunos, professores e especialistas de diversos órgãos do GDF e entidades parceiras acompanharam a inspeção

AGÊNCIA BRASÍLIA*

O grupo técnico instituído para vistoriar pontes e viadutos, com técnicos e especialistas de diversos órgãos do GDF e entidades parceiras, além de alunos e professores do curso de engenharia de faculdades do DF, realizou, nesta segunda-feira (10), a inspeção do elevado Córrego do Urubu, na DF -005, no Varjão.  “Foi uma experiência piloto”, explicou o engenheiro Maurício Canovas, assessor especial da Secretaria de Obras do GDF.

A ideia é intensificar as vistorias e utilizar os relatórios desenvolvidos pelo grupo técnico para subsidiar as inspeções oficiais. Além de vistoriar as mais de 700 pontes e viadutos do DF, o intuito é promover a cultura da manutenção.

“Já é consenso entre os especialistas que a falta de manutenção foi um dos principais motivos para a queda do viaduto do Eixão, por exemplo. Deixaremos de ser reativos”, explicou Izidio Santos Junior, secretário de Obras.

 

Outras ações

Está em estudo a inclusão de verba específica para conservação de pontes e viadutos no orçamento de 2020, uma vez que não foi destinado recurso para o orçamento deste ano.

Desde a queda do viaduto do Eixão, em fevereiro de 2018, já foram vistoriados 179 viadutos, incluindo todos citados no relatório do TCDF. Desse montante, cinco foram reformados, um está em obras e dois estão em fase de contratação dos serviços. A reforma de outros três está em processo de licitação e mais nove se encontram em elaboração de projetos.

A licitação para a recuperação e revitalização dos 48 viadutos das tesourinhas da Asa Sul e Norte, obras especiais também citadas no relatório, está em andamento pela Novacap. As obras estão previstas para durar 12 meses após a assinatura da Ordem de Serviço. O valor estimado para a revitalização dos viadutos é de R$ 7.941.370,94, sendo que esse montante pode diminuir durante o processo de licitação.

A Novacap também está licitando as obras de mais dois viadutos da região central de Brasília, sobre a via N2 com os eixos W e L, também constantes do relatório do TCDF. A obra irá contemplar a recuperação, reforma e revitalização dos dois viadutos. O investimento é de R$ 6.429.698,98 com o prazo de oito meses, após a contratação dos serviços.

Metas prioritárias para 2019

  • Ponte JK (licitada)
  • Ponte Costa e Silva (em orçamentação)
  • Viadutos sobre a via N2 com os eixos W e L (licitados)
  • Tesourinhas das asas Sul e Norte, no total de 48 viadutos (licitadas)
  • 2 Viadutos sobre o Eixo Rodoviário Norte, antes do Buraco do Tatu (Projeto em elaboração)
  • 2 Viadutos sobre as vias N1 e S1 próximos aos setores hoteleiros Norte e Sul (planejado para o segundo semestre a elaboração dos projetos)
  • Viadutos sobre o Eixão Norte antes do buraco do Tat
  • Rodoviária do Plano Piloto* Com informações da Secretaria de Obras
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.