O Google embolsou cerca de US$ 4,7 bilhões em 2018 graças aos sites de notícias, mas sem compensá-los, destaca um estudo patrocinado pela indústria de meios de comunicação dos Estados Unidos publicado nesta segunda-feira (10/6).
O estudo, preparado pela News Media Alliance, retoma os argumentos do setor sobre o Google e outros gigantes on-line que prejudicarim a mídia tradicional ao dominar o ecossistema de notícias da internet e a receita de anúncios gerados por ele.
Aponta que o Google tem monetizado cada vez mais conteúdos de notícias, ao mesmo tempo em que trabalha para manter os consumidores em seu ecossistema e que as buscas de notícias ajudam o gigante da internet a coletar dados de seus usuários para ajudar a adaptar seus outros produtos.
O relatório deve ser apresentado esta semana em uma audiência do Congresso sobre violações da lei antitruste por empresas de alta tecnologia e em apoio à legislação que permitiria aos veículos de mídia obter isenções da lei antitruste para negociar receitas digitais.
O Google questionou o estudo, assim como alguns analistas.
“Esses cálculos são imprecisos, como vários especialistas apontam”, disse um porta-voz do Google.
“O estudo ignora o valor que o Google proporciona. Todos os meses, o Google News e Google Search redirecionam mais de 10 bilhões de cliques para os sites dos editores e geram assinaturas e receitas significativas de publicidade”, acrescentou.
Outros analistas também expressaram ceticismo quanto aos métodos e conclusões do estudo realizado pelo grupo de mídia, anteriormente conhecido como Associação de Jornais dos Estados Unidos.