Goiás tem primeiro caso de sarampo confirmado

A paciente é uma moradora de Alto Paraíso. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, ela se infectou durante uma viagem a São Paulo

 

A Secretaria de Saúde de Goiás confirmou nesta quinta-feira (22/8) um caso de sarampo no estado. A paciente é uma moradora de Alto Paraíso. Por meio de nota, a pasta informou que a mulher se infectou em São Paulo e apresentou os sintomas em Santa Catarina.
“A SES esclarece que a paciente passou todo o período de transmissão da doença em Santa Catarina , portanto não existe cadeia de transmissão ou surto ativo de sarampo em Goiás até o momento”, completou o texto.
Desde o início do ano, 38 casos suspeitos de sarampo foram notificados em Goiás. Desses, um foi confirmado, 23 descartados e 14 casos seguem em investigação nos municípios de Posse, Goiânia, Anápolis, Piranhas, Luziânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Caçu.
Casos no DF
Na última terça-feira (20/8), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou três casos de sarampo na capital. Apesar dos números, a pasta assegura que não há motivos para pânico e que a melhor forma de prevenção é por meio da vacina disponível na rede pública.
Segundo a Secretaria de Saúde, os casos estavam sendo investigados desde 9 de agosto, quando foram coletadas amostras.  “Os dois primeiros pacientes diagnosticados com a doença tiveram contato com alguém que veio de São Paulo. O terceiro fou uma jovem que viajou para Saçoa Paulo e retornou já apresentando os sintomas”, informou a enfermeira Rosa Maria Mossri, da Vigilância das Doenças Imunopreveníveis de Transmissão Hídrica e Alimentar da pasta.
Vacinação
A partir desta quinta-feira (22/8) o Ministério da Saúde intensifica a vacinação para todas as crianças de seis meses a menores de 1 ano. A medida preventiva deve alcançar 1,4 milhão de crianças — público-alvo suscetível a casos graves e óbitos —, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, a ação é uma resposta imediata em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estado. Em 2019, o Brasil registrou entre 19 de maio e 10 de agosto, 1.680 casos confirmados de sarampo.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.