Entenda os riscos que o efeito sanfona pode causar no seu corpo

0

Saiba o que é o efeito sanfona e como equilibrar o ganho e perda de peso

 

Engordar e emagrecer é uma das maiores preocupações em questões de saúde e de estética nos dias de hoje.

 

A obesidade alcançou um nível em que se tornou uma das questões de saúde pública que mais precisam de atenção.

 

Muitas pessoas recorrem a dietas restritivas a fim de conseguir a tão sonhada perda de peso. Mas, e se depois o corpo voltar a ganhar o peso perdido?

O que é o efeito sanfona?

Esse ciclo de engordar, emagrecer e engordar de novo é um fenômeno causado pelo que se chama “efeito sanfona“.

 

Este efeito atinge milhares de pessoas no mundo e pode acarretar em problemas tanto estéticos quanto para a saúde.

 

Como dito acima, as dietas restritivas tem como finalidade o emagrecimento rápido, que pode acarretar no efeito sanfona, mas este não é o motivo chave.

 

Esse tipo de dieta causa privações de nutrientes e alimentos que podem trazer grandes problemas para a saúde além de não ter um efeito duradouro.

 

Durante essa dieta queo é recomendável ser feita, o corpo começa a acumular todas as energias e nutrientes que ele possui em forma de gordura, então você pode perder o peso, mas essa economia de energia que o corpo faz logo te faz retornar ao peso anterior.

 

A definição do efeito sanfona é essa: rápida perda de peso e que, se não tratada com objetividade, acaba-se recuperando todo o peso que perdeu.

 

Quanto maior for o tempo de instabilidade de peso, ganhando e perdendo, mais o nosso organismo sofrerá consequências e dificultará mais ainda a obtenção do peso ideal.

Como acontece o efeito sanfona?

Este fenômeno tende acontecer quando uma pessoa investe em um estilo de dieta sem planejamento e acompanhamento médico, ou seja, investe em uma dieta nada saudável para o seu corpo.

 

Isso pode resultar em acúmulo de energia e, por mais que a perda de peso tenha sido rápida, ela não permanece e ocorre uma enorme bagunça no metabolismo.

 

Caso haja restrição de refeições e alimentos como eliminar todos os carboidratos no cardápio, não dura muito tempo.

 

Isso porque, conforme vai passando o tempo, fica muito mais difícil manter a dieta sem alimentos como arroz, alguns legumes e massas, queo importantes para manter o equilíbrio da saúde.

 

Quando a pessoa que está em dieta restritiva para de manter o hábito, ela tende a voltar a comer tudo em excesso e até muito mais do que consumia antigamente, então o peso perdido acaba retornando.

Quais os riscos do efeito sanfona para a saúde?

Conforme o copo vai permanecendo no efeito sanfona, a perda de peso fica cada vez mais difícil de acontecer. Isso decorre por conta da lentidão do metabolismo, já que ele vai se tornando muito mais lento.

 

Com essa lentidão, a pessoa fica predisposta a ter problemas com sobrepeso e até mesmo obesidade, que é uma doença que acarretar em outros problemas como diabetes e problemas cardiovasculares.

 

Problemas cardíacos, desequilíbrio do colesterol e hipertensão, não ficam de fora da lista de malefícios que o efeito sanfona pode causar à saúde do corpo humano.

 

De acordo com especialistas, se o efeito sanfona significar mais de 4 kg, a chance de infartos ou derrames pode chegar até 124%.

 

Mas além de problemas com a saúde, este ciclo pode causar problemas na autoestima das pessoas, já que a estética também é importante para a saúde mental, que se comprometida, pode gerar ansiedade, depressão e insônia.

E a estética?

Quando nosso corpo ganha muito peso, nossa pele tem a elasticidade para acompanhar o acúmulo de massa, porém essa elasticidade não é infinita.

 

Quanto mais se tem ganha e perda de peso em um espaço de tempo muito pequeno, essa elasticidade da pele pode ser comprometida, causando a flacidez.

 

Além do rompimento de fibras e colágeno da pele, o ganho de peso rápido pode acarretar em pequenas bolas de gorduras localizadas debaixo da pele, gerando assim as famosas celulites nas áreas dos glúteos e coxas.

Como evitar o constante ganho e perda de peso?

O mais indicado para evitar o efeito sanfona é uma reeducação alimentar, já que isso por si só, já garante uma perda de peso saudável e com eficácia.

 

É importante não se basear em dietas de pessoas famosas ou que você conhece, sempre procure um nutricionista pois é ele que irá auxiliar em como você poderá ganhar ou perder peso sem prejudicar sua saúde.

 

Lembrando que, melhorar sua alimentaçãoo necessariamente significa cortar aquelas delícias doces. Claro que, diminuir será inevitável, mas se você não tem nenhuma restrição, pode comer mas sem exageros!

 

Reduzir o estresse também pode ser um grande aliado na hora de evitar que seu corpo ganhe mais massas queo sejam boas. O estresse está ligado com o hormônio cortisol, que desperta o apetite.

 

Uma boa noite de sono é outro hábito que auxilia na perda de peso de forma saudável, uma vez que pessoas que tem uma noite de sono ruim, acaba fazendo a pessoa consumir muito mais calorias no outro dia.

 

Por último mas não menos importante, invista em exercícios físicos ou até yoga. Além de fazer muito bem para a saúde mental, auxilia na perda ou ganha de massa boa de forma saudável.

 

Para essas atividades físicas, aposte em tênis e roupas confortáveis como cropped, camisetas, legging e shorts próprios para exercícios.

anuncio patrocinado
Anunciando...