Empresas familiares são responsáveis por mais da metade do PIB do Brasil

0

Empresas familiares são responsáveis por

mais da metade do PIB do Brasil

 

Em cinco anos, esses empreendimentos tiveram um crescimento de 15% na contribuição do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Apesar de ser um negócio comum no país, o assunto pode trazer desafios quando não é explorado previamente

Brasília, 9 de agosto de 2021 – No ano passado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que as empresas familiares são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Além disso, 75% dos empregos no país são gerados por esses empreendimentos.

O interesse por assumir um negócio, a partir da figura familiar, tem aumentado de forma significativa. Em 2016, a Pesquisa de Empresas Familiares no Brasil, realizada pela consultoria PwC, indicou que esse ramo já contribuía em 50% com o PIB nacional. O crescimento de 15% desse percentual, quando comparado aos dados atuais, mostra que o ramo tem sido amplamente buscado.

Apesar de ser uma prática comum no mundo empresarial, o assunto não é debatido com frequência, o que pode trazer desafios na hora de planejar e executar o processo sucessório para garantir a longevidade do negócio.

Vinícius Postai, CEO da MOAI, a maior rede de empresários do Distrito Federal, acredita que é preciso saber colocar o pé no chão para conseguir manter as operações. Formado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o profissional defende a necessidade de saber equilibrar razão e emoção.

“Muitas vezes, esse assunto não é tratado de forma harmônica, o que gera desgastes desnecessários. Quando não há uma delimitação do lado empresarial com questões sentimentais, o resultado é desastroso. Por isso, muitos negócios não conseguem alcançar a terceira geração. Na maioria dos casos, há uma falta de gestão para consolidar os processos”, explica.

Para Postai, é fundamental saber separar o emocional do racional. Portanto, no que diz respeito à sucessão familiar, com a preparação adequada, é possível obter cuidados prévios para não afetar em decisões da empresa.

Em razão disso, a MOAI receberá Homero Reis, especialista em Coaching Ontológico e na área de RH, tendo implantado projetos em empresas como Grupo BSA, Runway Academia e Agro Michels, para debater como é possível se preparar para assumir um negócio. O evento, que será realizado virtualmente na terça-feira (10), a partir das 19h, busca trabalhar a cultura organizacional entre gerações.

“Temos consciência do impacto que a sucessão familiar causa no âmbito empresarial. Portanto, vamos aproximar os empresários ao tema para que esse processo não traga dores em um futuro próximo. Quando você lidera um negócio, é preciso pensar sempre no dia de amanhã. Por meio de todo o levantamento que fizemos, pudemos notar a importância de conscientizar os empreendedores acerca do assunto”, comenta.

Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo site da Sympla, por meio do link https://www.sympla.com.br/moai-talks–sucessao-familiar__1297676. Associados da MOAI estão isentos de taxas para a ocasião.

SERVIÇO:
O que: MOAI Talks – Sucessão Familiar
Quando: Terça-feira, 10 de agosto de 2021, às 19h
Onde: Via Zoom
Quanto: R$ 97
SERVIÇO:
MOAI – Disruptive Ideas
Telefone: (61) 98438 1366 ou (61) 3546-7509
Endereço: Impacthub Brasilia – SGAN 601, Lote H – Asa Norte, Brasília (DF)

Sobre a MOAI – Fundada em 2016, a MOAI surgiu com o propósito de apoiar empreendedores no crescimento de seus negócios por meio da troca de experiência prática. A empresa acredita que nada nada é mais valioso a um empresário do que a experiência prática de outro empreendedor. Aprender com erros e acertos, além de unir esforços, potencializam resultados.

Para isso, a equipe da MOAI desenvolveu uma metodologia própria para a condução de Conselhos Estratégicos entre empreendedores, nos quais é possível ir a fundo nas tomadas de decisões mais críticas e acompanhamento mensal de todos os seus desafios. Além disso, é oferecido conhecimento, conexão e oportunidades por meio de eventos e ações direcionadas.

Atualmente, a empresa conta com mais de 400 empreendedores reunidos em torno deste propósito: crescer os negócios e gerar um impacto positivo no mundo.

anuncio patrocinado
Anunciando...