Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho 

0

 

Com ações de conscientização, a Brasal incorporações reduziu em 30% os acidentes de trabalho nos seus canteiros de obras

No dia 27 de julho é comemorado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data criada em 1972, tornou-se um símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias das condições de saúde e segurança no trabalho.

De acordo com a Lei n° 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho e, em último caso, a morte. Dados recentes do Ministério Público do Trabalho (MPT), apontaram que no Distrito Federal as principais lesões no ambiente de trabalho são por fraturas, corte, feridas, esmagamento ou contusão e torção.

A construção civil é um dos segmentos que mais investe em ações para prevenção de acidentes de trabalho. No setor, o cuidado precisa ser redobrado em função dos riscos das atividades desempenhadas. A garantia de um ambiente de trabalho seguro depende do conjunto formado entre a empresa e seus colaboradores.

Com cerca de 700 trabalhadores em seus canteiros de obras em todo o Distrito Federal, a Brasal Incorporações atua diariamente na prevenção de acidentes de trabalho junto aos seus colaboradores por meio de uma equipe especializada na área que desenvolve diversas ações.

“A maior preocupação da empresa é com a segurança dos empregados, desde do momento da sua contratação. Nesse caso, todos que iniciam na Brasal participam de um processo de integração que demonstra  as normas de segurança da empresa e como elas precisam ser aplicadas. A ideia é que cada um entenda o seu papel na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho”, explica a engenheira de segurança do trabalho da Incorporadora, Denise Duarte.

Já aos empregados que já fazem parte, as atividades também são constantes com encontros semanais e premiações para o profissional destaque. São elas:

  • Diálogo de Segurança – um encontro semanal, que acontece em local aberto devido a pandemia, com um café da manhã, que se tornou espaço para troca de experiências, conscientização sobre a importância de se cumprir os procedimentos e de reforço das normas de segurança.
  • O programa Profissional de Destaque – que premia um trabalhador ao mês e tem entre um dos seus parâmetros de avaliação, a capacidade e empenho do colaborador em seguir normas de segurança da empresa. O vencedor recebe uma cesta básica e uma mochila personalizada da Incorporadora.

Para Denise Duarte, mais do que uma data, esse dia é um momento para refletir sobre as rotinas e práticas e reforçar o conceito de que todos os dias, horas e minutos são importantes para a prevenção a acidentes de trabalho. “Servir à proteção e promoção da saúde física, mental e social e ao bem-estar dos trabalhadores é um compromisso constante da Segurança do Trabalho”, finaliza.

anuncio patrocinado
Anunciando...