Dia da amizade (14/02): ter amigos faz bem para a saúde

Pesquisas comprovam importância dos laços

 

Ter amigos é tudo de bom. Os laços despertam a empatia, a confiança e a felicidade. Além dos benefícios emocionais, as pesquisas revelam o poder da amizade até mesmo para a saúde. De acordo com um estudo da Universidade Duke, sair com amigos para conversar pode reduzir em 50% risco de doenças. O resultado foi constatado por causa do aumento do nível de ocitocina no corpo, quando se tinha interações sociais entre as pessoas. Os batimentos cardíacos são reduzidos, junto com a pressão sanguínea, diminuindo a probabilidade de um derrame ou ataques cardíacos.

 

Na avaliação do especialista em inteligência espiritual Fabrício Nogueira, amizades duradouras exercitam a confiança. “Ter amigos de longa data fortalece nosso poder de relacionamento e interação com o próximo. Com o tempo, essas pessoas começam a fazer parte do cotidiano e viram membros da família”, afirma Nogueira.

Em momentos de tristeza, estresse ou depressão, os amigos também têm um papel fundamental. “Eles devem servir de apoio e incentivo para dias melhores. Existem pesquisas que comprovam o quanto é importante uma rede de amizade para a cura de doenças”, reitera o especialista.

 

A Universidade de Harvard começou, em 1937, o maior estudo já realizado sobre a saúde  humana. A pesquisa, que dura até hoje, constatou que o fator amizade é o maior responsável pelo bem estar e autoestima das pessoas. De acordo com os pesquisadores, ter laços fortes aumenta a expectativa de vida em até 10 anos e previne uma série de doenças. Pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiverem relações fortes e ativas.

 

Junte os amigos e comemore

O dia da amizade é comemorado internacionalmente em 14 de fevereiro. A amizade também é celebrada no dia internacional do amigo (20 de julho) e, no Brasil, 18 de abril.

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.