Corrimento branco leitoso, pastoso ou grosso: o que eles dizem sobre sua saúde

corrimento vaginal faz parte do processo orgânico do corpo feminino. Natural, a secreção fisiológica atua na proteção do trato genital e urinário contra infecções, além de contribuir para a autolimpeza da região e lubrificação íntima na hora do sexo.

A secreção vaginal só deve ser fonte de preocupação quando é alterado, apresenta mudanças de cores e odores e se vem acompanhado de dores e desconfortos.

calcinha vagina intima vulva 02191 1400x800
JAVI_INDY / SHUTTERSTOCK

Corrimento branco: o que pode ser?

corrimento vaginal esbranquiçado pode ser resultado de diversas condições fisiológicas da mulher, sendo muitas delas condições naturais e saudáveis. Em alguns casos, no entanto, também pode sinalizar infecções ou alergias.

mulher tirando calcinha 0518 1400x800
BIGMANKN/SHUTTERSTOCK

corrimento esbranquiçado leitoso ou que possui consistência de clara de ovo, se não for acompanhado por dores e desconfortos na região íntima e for livre de cheiro ruim, não indica problemas de saúde.

Corrimento branco pastoso

Quando o corrimento esbranquiçado for pastoso ou parecido com leite talhado pode indicar algum tipo de infecção, especialmente se a secreção possui cheiro desagradável ou provoca dor ao urinar e desconforto nas relações sexuais, explica a ginecologista e obstetra Dra. Mariana Maldonado.

dores ovario vagina 1218 1400x800
PATHDOC/SHUTTERSTOCK

O corrimento esbranquiçado merece atenção da mulher e uma consulta com o ginecologista quando dá sinais de que pode ser resultado de doenças, ou seja, se apresentar odor ruim e diferente do normal e vier acompanhado de coceiras, ardência, dores e desconfortos.

Corrimento branco com cheiro ruim

Se a secreção vaginal branca é acompanhada por odor ruim, semelhante ao de peixe podre, pode indicar um quadro de vaginose bacteriana, provocada pelo desequilíbrio da flora vaginal.

De acordo com a ginecologista e obstetra Dra. Patricia de Rossi, o cheiro ruim geralmente se acentua após o sexo e durante a menstruação, uma vez que o sêmen e o sangue são alcalinos e aumentam o pH da vagina, liberando substâncias com odor fétido.

mulher vagina candidiase 1018 1400x800
EMILY FROST/SHUTTERSTOCK

Corrimento branco com dor

Se a mulher apresenta corrimento branco e sofre de ardência na região íntima, dor ao urinar e desconfortos durante a relação sexual, deve procurar um médico e realizar exames, pois o incômodo físico pode indicar algum tipo de infecção, como candidíase, vaginose bacteriana ou tricomoníase.

Corrimento branco com coceira

A cor branca do corrimento pode indicar alergias quando acompanhada por coceiras na região íntima. O desconforto ocorre por causa da rejeição do organismo a produtos como sabonetes, cremes ou até mesmo amaciantes utilizados na lavagem das peças íntimas.

A presença de corrimento esbranquiçado com coceira, além de possíveis alergias, pode ser sinal de um quadro de candidíase.

Corrimento vaginal

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui