Como ingressar no Exército 2022

0

Ingressar no exército e seguir a carreira militar é um grande sonho de muitos jovens. Porém, ainda surgem dúvidas na hora de decidir qual concurso prestar, o que cada instituição oferece, entre outras coisas. Então, para ficar por dentro de tudo sobre o concurso exército 2022, leia atentamente! 

Concurso exército 2022 

Existem muitas maneiras de entrar no exército, a mais conhecida é o serviço militar obrigatório, oferecido aos jovens que possuem ou completam 18 anos até o fim do ano. Esse período de permanência do exército é relativo, isso vai depender do jovem, podendo ficar até sete anos cumprido o serviço. 

No entanto, há outras formas de ingressar no exército , por meio de um concurso exército 2022, que é de nível nacional. O candidato deve preencher os requisitos exigidos pela escola e prestar o exame. Após a aprovação, ele poderá ingressar como oficial ou sargento de carreira e desenvolver as tarefas e os deveres que serão estabelecidos durante sua formação.

Conheça alguns dos estabelecimentos de ensino militar

Você quer fazer algum concurso exército 2022? Então é bom conhecer algumas das mais famosas instituições militares e seus requisitos para o concurso. Portanto, continue acompanhando o conteúdo!

IME – Instituto Militar de Engenharia

O IME localiza-se no Rio de Janeiro, o intuito desse instituto é formar futuros Engenheiros do Exército Brasileiro. Isso é uma ótima oportunidade às pessoas de exatas que, também, querem fazer parte do Exército brasileiro.

Requisitos:

  • Ser brasileiro;
  • Ter entre 16 e 22 anos;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Outras informações:

Esse concurso exército 2022 é composto por 3 fases: prova, exame de saúde e exame de aptidão física.

Além disso, o curso oferecido para as pessoas que desejam seguir carreira militar é: Graduação e Formação de oficiais da ativa do quadro de engenheiros militares. E, o curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de segunda classe do Quadro de Engenheiros Militares classe para as pessoas que não desejam seguir a carreira militar.

Após o ciclo básico, o aluno terá que escolher a sua área especialidade da engenharia, dentre elas estão a Engenharia Civil, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de armamentos, mecânica e de automóveis, materiais, química, eletrônica, cartográfica e computação.  

 EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército

Localizada na cidade de Campinas, São Paulo, a EsPCEx é responsável por preparar jovens para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), o que iniciará a sua formação como oficial combatente do Exército.

Alguns requisitos para esse concurso exército 2022:

  • Ser brasileiro;
  • Ter concluído o Ensino médio;
  • Ter entre 17 e 22 anos;
  • Não ser casado;
  • Não ter filho ou dependentes;
  • Estar de acordo com as obrigações do Serviço Militar e a Justiça eleitoral;
  • Ter aptidão física;

 Esse curso tem duração de 1 ano e, após ele, o jovem será encaminhado para o AMAN.

ESA – Escola de Sargentos das Armas

O objetivo da ESA é formar sargentos combatentes de carreira, cavalaria, artilharia, Engenharia, das Armas de infantaria e de Comunicações. Ela está enquadrada na linha de Ensino Militar Bélico e localiza-se no município de Três Corações, Minas Gerais.

Alguns requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Possuir no mínimo 17 e no máximo 24 anos de idade;
  • Estar de acordo com as obrigações do Serviço Militar e a Justiça eleitoral;
  • Pessoas do sexo masculino devem medir, no mínimo, 1,60 m de altura e, do sexo feminino 1,55 m.

O concurso exército 2022 para entrar no ESA é dividido em 3 etapas: o exame intelectual, exame de aptidão física e inspeção de saúde;

No exame Intelectual, o candidato realizará uma prova de questões de múltipla escolha, contendo as seguintes matérias: Matemática, Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil e Inglês.

Além disso, há uma parte da prova em que terá um tema discursivo, a redação.

 

EsFCEx – Escola de Formação Complementar do Exército

Diferente dos outros estabelecimentos apresentados, para entrar na CIAvEx é necessário que o candidato seja um militar de carreira da Esa ou da Aman.

O indivíduo vindo da ESA, trabalhará com a manutenção de aeronaves, enquanto o oficial da AMAN atuará em missões de comando e pilotagem.

 Alguns Requisitos:

  • Ter de 17 anos a 21 anos;
  • Ter o ensino médio completo.

A prova aplicada no exame da EsPCEx é composta pelas disciplinas: Portugues, Inglês, Matemática, Redação, Geografia, História, Física e Química.

Agora que você conhece alguns dos estabelecimentos de ensino militar e sabe sobre o concurso exército 2022 está na hora de pensar nos seus objetivos. Para isso, foque na carreira que queira seguir, assim conseguirá concluir e realizar o seu sonho. Portanto, se organize!

anuncio patrocinado
Anunciando...