Começa a temporada de infecções virais e alergias respiratórias

Segundo profissionais da Secretaria de Saúde do DF, controle pode ser feito com vacinação e mudança de hábitos

O clima do outono – com dias quentes e noites frias – pode até ser agradável, mas uma coisa é certa: é tempo de infecções virais, que podem complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites e pneumonias. Para quem já tem problemas alérgicos, a situação pode piorar.

“As infecções virais e bacterianas podem precipitar crises de asma e piorar a rinite alérgica. Além disso, os ácaros, principal fator desencadeante de alergias, triplicam a sua proliferação no outono e também no inverno, que chega em 21 de junho”, explica a especialista em alergia e imunologia, Marta Gudacci.

A maior preocupação deve ser com crianças e idosos, que podem ter maior frequência e gravidade de doenças respiratórias e desidratação.

Os familiares devem ficar atentos em caso de febre persistente, prostração, falta de ar, dor no peito e tosse, e procurar logo uma unidade básica de saúde. Segundo Marta Guidacci, a pessoa nunca deve se automedicar.

Lábios ou extremidades roxas, diarreias e/ou vômitos, dores no corpo e dor de cabeça, além de dificuldade para urinar, desidratação, sangramentos, perda de consciência, inchaço na língua também são sintomas de gravidade. A recomendação é que se procure, imediatamente, o pronto-socorro.

Minimizar efeitos

Muitas vezes, não é possível evitar as infecções e alergias, mas dá para minimizar os efeitos. Segundo Guidacci, a atualização do cartão de vacinas é uma aliada, dando atenção à vacina da gripe. “Devemos redobrar os cuidados com alimentação e hidratação”, diz a alergista. “Recomenda-se ter alimentação saudável, rica em frutas e verduras, ingerir bastante líquidos, hidratar a pele, evitar banhos quentes e demorados e uso excessivo de sabonetes ou buchas”, reforça ela.

Com informações da Secretaria de Saúde

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui