CNN Séries Originais estreia o documentário “A SOCIEDADE DA INTOLERÂNCIA”. O 1º episódio aborda “Os ataques às religiões”. Nesta quinta, 5 de agosto

0
CNN Séries Originais estreia o documentário
A SOCIEDADE DA INTOLERÂNCIA
O 1º episódio aborda “Os ataques às religiões”
Nesta quinta, 5 de agosto

O canal de televisão por assinatura brasileira CNN Brasil, traz um tema polêmico, com três episódios inéditos, aborda como agem os intolerantes. Comandado por Evaristo Costa, cada programa traz um recorte especial: o 1º debate expõe a intolerância religiosa (5/08), o 2º aborda racismo e xenofobia (12/08) e 3º e último fala sobre homotransfobia. O documentário com 45m cada, estreia hoje, às 22h30. CNN BRASIL / Canal 577.
 
Tem como foco falar sobre ódio, sobre intolerância, o porquê de atos com tanta repulsa. A edição de estreia contou com a participação do Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – interlocutor da CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa), Ali Zoghbi – vice-presidente da Fambras (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil), Claudio Lottenberg – presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Daniel Tenuta – Bispo da Igreja Renascer e o Padre Júlio Lancelotti. A pauta ouviu também o Dr. Hédio Silva Jr – Presidente da IDAFRO / Instituto de Defesa das Religiões Afro-brasileiras e o Procurador da República, Júlio José Araújo, entre outros. O documentário traz ainda depoimentos de vítimas que sofreram algum tipo de ataque, por regiões do Brasil. Reportagem de Marcus Vinicius Oliveira, roteiro de Lucas Doca e imagens de Vinícius da Costa.


“Qual é o sentido ou o que move ofender, vilipendiar, oprimir aqueles que professam uma fé diferente? O que está por  trás desses ataques, de onde vem esse ódio?”, indaga o Babalawô Ivanir dos Santos.

Intolerância religiosa é crime. O País é laico, onde a liberdade religiosa têm que ser respeitada, tendo como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos – NÃO APOIANDO OU DISCRIMINANDO NENHUMA RELIGIÃO – com fulcro no artigo XVIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, uma garantia constitucional, artigo 5º, inciso VI, da Constituição Brasileira de 1988

 
Para o umbandista Denisson D’Angiles – “A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou mesmo a quem não segue uma religião. É um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana”. O pai de santo acompanhará a série.
anuncio patrocinado
Anunciando...