Carro hatch ou sedan? Entenda as diferenças e decida qual comprar

0
A man's hand holding a car key

Veja quais são as principais características desses dois tipos de carrocerias e qual se adequa melhor a você

 

 

Quando se conhece pouco sobre o assunto, não é fácil escolher um modelo de carro que se adeque melhor a suas expectativas. A variedade é grande e cada característica implica em prós e contras diferentes; então, são muitas coisas que precisam ser levadas em consideração. Dentre elas, a dúvida entre um automóvel hatch ou sedan é uma das mais comuns entre os motoristas de primeira viagem.

Ao abordar essas características, estamos nos referindo ao tipo de carroceria do veículo. Além das diferenças nítidas de design, o que realmente diverge entre essas duas opções é a estrutura do carro. Um hatch mantém o porta-malas atrás do banco traseiro – geralmente, com um tampo, que pode ser removido –, permitindo que os passageiros consigam ter acesso ao que está guardado no porta-malas do lado de dentro do veículo.

Já o sedan é dividido em três partes: motor, passageiros (onde também fica o motorista) e porta-malas. Dessa forma, o porta-malas não fica unificado com o banco traseiro, como é o caso do hatch, pois ele é um compartimento separado, que só pode ser acessado pelo lado externo. Agora que você já sabe o que significa cada termo, vamos entender melhor as vantagens e desvantagens de cada um.

Começando pelo hatch, esse modelo costuma chamar a atenção pelo design mais esportivo e sua traseira mais retraída, como é o caso do Jeep Renegade, por exemplo. Esse modelo também costuma ser mais econômico, tanto no valor, quanto nos impostos. Por serem mais compactos, os hatches também são mais vantajosos em cidades grandes, onde é mais difícil encontrar vagas para estacionar. Contudo, ele sacrifica bastante espaço do porta-malas para garantir esses benefícios; então, acaba sendo uma desvantagem para quem gosta de viajar com frequência.

Esse já é um problema resolvido pelos modelos sedan, que oferecem bastante espaço no porta-malas, mas por isso possuem uma traseira mais comprida. Os sedans são mais confortáveis e espaçosos no geral, além de serem mais potentes para pegar estrada. Esses modelos também costumam contar com tecnologias mais avançadas que os hatches, oferecendo mais segurança e estabilidade. A desvantagem é justamente o tamanho do veículo, que é consideravelmente maior, assim como os preços, que também são mais elevados.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre as carrocerias hatch e sedan, basta ponderar qual atende melhor às suas necessidades para conseguir escolher o carro ideal.

anuncio patrocinado
Anunciando...