Brasília Ambiental realiza operação de fiscalização no Jardim Botânico

Ação, que teve apoio da Polícia Ambiental, faz parte do programa desenvolvido pelo GDF para incentivar a preservação do meio ambiente

A Estação Ecológica do Jardim Botânico foi alvo de uma ação do Brasília Ambiental na sexta-feira (12). Com apoio da Polícia Ambiental e do Jardim Botânico, a operação faz parte do esforço permanente do GDF em conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e respeitar os limites dos parques e unidades de conservação do Distrito Federal.

Ao final da operação, os auditores fiscais registraram depósitos irregulares de resíduos e plantações de hortaliças que invadiram a Unidade de Conservação (UC). Os moradores das residências autuadas pelo Brasília Ambiental têm dez dias corridos para apresentar defesa. As multas podem chegar a R$ 369 mil.

Um banhista que se estava na cachoeira do Samandi foi multado e recebeu a infração ambiental no valor de R$ 1.188,21, por desrespeito às proibições estabelecidas pelo poder público em unidades de conservação. A tipificação da conduta encontra-se no artigo 54 da Lei nº 41/1989, que rege a política ambiental local.

Estratégias

O coordenador da operação, David Ferreira, disse que a finalidade da ação foi de caráter educativo e o de identificar irregularidades, a fim de traçar estratégias para coibir novas infrações. “O local é destinado a pesquisas e o acesso, proibido”, explicou o diretor de fiscalização de unidades de conservação do Brasília Ambiental, David Ferreira, coordenador da operação. “Temos que respeitar esses limites e fazer um bom uso dos locais permitidos”.

O Jardim Botânico de Brasília e sua estação ecológica têm a missão de proteger a fauna e a flora do Cerrado, desenvolver pesquisas e promover ações de educação ambiental. São quase cinco mil hectares de área protegida, sendo 526 hectares abertos à visitação.

A estação ecológica é uma categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral, prevista na Lei Complementar nº 827, de 22 de julho de 2010, que dispõe sobre o Sistema Distrital de Unidades de Conservação da Natureza (Sduc). O objetivo das estações ecológicas é a preservação da natureza, bem como a realização de pesquisas científicas em área com o mínimo de interferência de ações humanas. A visitação pública é proibida, exceto com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o plano de manejo da unidade ou regulamento específico.

Com informações do Brasília Ambiental

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.