O cadastro vai até a próxima quarta-feira (26/06/2019), no site do Cebraspe
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado à escolha dos membros do conselho tutelar do Distrito Federal. O cadastro foi iniciado na quinta-feira (20/06/2019) e vai até a próxima quarta-feira (26/06/2019), no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A taxa de registro é de R$ 51,40.
Serão preenchidas 200 vagas para membros titulares e até 400 para suplentes, em todas as 40 unidades espalhadas pelo DF. Os selecionados atuarão entre 2020 e 2023. O salário mensal é de R$ 4.684,66.
Todos os candidatos serão avaliados por meio de prova de conhecimentos específicos, prevista para 14 de julho. Ela não é obrigatória, no entanto, para os conselheiros tutelares já aprovados anteriormente em exame de conhecimento que exerceram no mínimo 50% do mandato.
O processo seletivo inclui ainda as seguintes fases: análise de documentação e registro de candidatura; eleição dos candidatos pela população e curso de formação inicial para os eleitos.
Requisitos
Além do exame, a função de conselheiro tutelar exige outros critérios, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar.
Em relação à escolaridade, é exigido somente o ensino médio completo. É preciso ainda ter nacionalidade brasileira, ter idade igual ou superior a 21 anos, além de estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos.
Quem irá definir os próximos conselheiros tutelares é a população, por meio do voto direto e secreto no dia 6/10/2019. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado.