Sucesso ou fracasso? Internautas debatem os atos do dia 07 de setembro

Ônibus, caravanas e hotéis lotados foram registrados em Brasília na véspera deste 7 de setembro. A PMDF se preparou para receber 100 mil manifestantes, mas estima um público de 500 mil

 

As manifestações deste 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, região central de Brasília, dividem opiniões. Mesmo depois que o ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro foi encerrado, internautas seguem em discussão para saber se o movimento fracassou ou foi um sucesso.

Para efeito de comparação, alguns citaram eventos culturais que ocorriam na capital federal nos tempos pré-pandemia. O show do RBD em 2008 foi lembrado, assim como a apresentação da cantora Rita Lee em 2012. A banda Capital Inicial, que nasceu no DF, também foi lembrada como exemplo de evento com público maior que o desta terça-feira.

 

Outro internauta argumentou que para “encher a Esplanada” seria preciso que a área ocupada chegasse, pelo menos, até a Catedral Metropolitana, que fica há cerca de 1,3km da sede do Congresso.

Embate

Os apoiadores do presidente, por outro lado, também foram ao Twitter para comemorar e argumentar exatamente o oposto. Segundo eles, a Esplanada estava realmente lotada e a manifestação em apoio ao governo, contrária ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema eleitoral, foi um sucesso.

Estimativa de público

A PMDF informou na segunda que se preparava para receber um público de 100 mil pessoas na manifestação desta terça. Logo no fim do ato, a Secretaria de Segurança comunicou que não divulgaria as estimativas oficiais de público.

Entretanto, fontes da PM informaram que a contagem gira em torno de 400 mil pessoas ao longo de toda a manhã deste 7 de setembro. Apesar da tensão entre os protestos da oposição e os governistas, não foram registradas ocorrências graves ao longo do evento.

Vale ressaltar que não se tem certeza de quanto do público é local ou quantas pessoas vieram de outros estados. Isso porque os hotéis da capital estão lotados desde o fim de semana, com caravanas, ônibus fretados e maior movimentação nas entradas da cidade com a chegada dos manifestantes bolsonaristas — que, inclusive, conseguiram furar o bloqueio policial e causaram tumulto na Praça dos Três Poderes na noite de segunda.

 

 

 

 

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.