STF registra manifestações pró e contra liberdade de Lula

Os grupos começaram a se reunir ontem(25) na parte da tarde, ainda durante andamento do julgamento de habeas corpus do petista

Dois grupos de manifestantes, a favor e contra a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniram em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) com faixas de “Lula Livre” e gritos contra o petista nesta terça-feira (25/06/2019). Os protestos começaram à tarde e seguiram mesmo após a decisão da Corte de não acatar pedido de habeas corpus para o petista.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) e a deputada e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann (PT-PR), fizeram discursos defendendo a libertação imediata do ex-presidente.

Confira imagem:

 

O habeas corpus em ação da defesa do ex-presidente contra medida monocrática do presidente do STJ, Félix Fischer, foi o primeiro a ser negado na 2ª Turma do Supremo, por 4 a 1. Em seguida, quando o colegiado voltou a analisar outro HC dos advogados do petista – este, no recurso que questiona a imparcialidade do então juiz da Lava Jato e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública de Jair Bolsonaro, Sergio Moro -, o ministro Gilmar Mendes fez uma proposta alternativa.

A ideia seria adiar o julgamento da conduta de Moro, devido à necessidade de apurar se as conversas vazadas pelo site The Intercept Brasil são autênticas ou não, mas soltar provisoriamente Lula enquanto não houvesse uma definição deste HC. A sugestão de Gilmar, entretanto, foi rejeitada por 3 votos a 2.

O ministro Edson Fachin foi o primeiro votar e negou a liberdade provisória. Seguindo o relator, Celso de Mello também negou o pedido. Por fim, a presidente da 2ª Turma, Carmem Lúcia, também foi contra a soltura do petista. A favor, votaram os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.

Acompanhando as tags, estão memes criados pelos seguidores do ex-presidente, preso no âmbito da Operação Lava Jato no caso triplex do Guarujá, além de pedidos de soltura. Confira:

 

 

 

 

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.