Pedido de liberdade de Lula sai da pauta da Segunda Turma do STF

Recurso apresentado pela defesa do petista estava previsto para ser votado na terça-feira. Com a mudança, só vai a julgamento no segundo semestre deste ano

 

 

Um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava agendado para ser analisado na sessão desta terça-feira (25/6), na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), foi retirado de pauta. No recurso, a defesa pede que o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, seja declarado suspeito na ação penal relacionada ao triplex do Guarujá.

Com a mudança na agenda, o julgamento do habeas corpus fica para o segundo semestre, em decorrência do recesso do Judiciário. O caso começou a ser avaliado no ano passado, e já conta com dois votos contra a soltura do petista. Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o caso) devolveu o processo, e pediu para ser pautado na Turma.

Ele tomou essa atitude em meio a revelação de diálogos entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava-Jato no Paraná. Por meio de um aplicativo de mensagens, Moro sugeriu uma testemunha para a ação penal que envolve o ex-presidente, e chegou a solicitar a publicação, por parte do Ministério Público, de uma nota contra argumentos da defesa do petista.

O ministro Ricardo Lewandowski atendeu a solicitação de Gilmar Mendes e pautou o HC. No entanto, ele deixou a presidência da Segunda Turma, dando lugar a ministra Cármen Lúcia, que se tornou responsável pela agenda e fez alterações nos itens da que iriam para votação.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.