Pedido de liberdade de Lula sai da pauta da Segunda Turma do STF

Recurso apresentado pela defesa do petista estava previsto para ser votado na terça-feira. Com a mudança, só vai a julgamento no segundo semestre deste ano

 

 

Um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava agendado para ser analisado na sessão desta terça-feira (25/6), na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), foi retirado de pauta. No recurso, a defesa pede que o ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, seja declarado suspeito na ação penal relacionada ao triplex do Guarujá.

Com a mudança na agenda, o julgamento do habeas corpus fica para o segundo semestre, em decorrência do recesso do Judiciário. O caso começou a ser avaliado no ano passado, e já conta com dois votos contra a soltura do petista. Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes, que havia pedido vista (mais tempo para analisar o caso) devolveu o processo, e pediu para ser pautado na Turma.

Ele tomou essa atitude em meio a revelação de diálogos entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava-Jato no Paraná. Por meio de um aplicativo de mensagens, Moro sugeriu uma testemunha para a ação penal que envolve o ex-presidente, e chegou a solicitar a publicação, por parte do Ministério Público, de uma nota contra argumentos da defesa do petista.

O ministro Ricardo Lewandowski atendeu a solicitação de Gilmar Mendes e pautou o HC. No entanto, ele deixou a presidência da Segunda Turma, dando lugar a ministra Cármen Lúcia, que se tornou responsável pela agenda e fez alterações nos itens da que iriam para votação.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.