Os professores da saúde: reconhecimento em tempos de pandemia

0

Linha de frente nos hospitais, os técnicos em enfermagem ganharam o carinho e o reconhecimento na sociedade na pandemia. Neste dia 15 de outubro, destaca-se a importância dos professores da área, que unem a arte de ensinar com responsabilidade à vocação de cuidar do próximo

“O profissional da saúde pode até não se lembrar de todos os pacientes, mas estes sempre lembrarão da voz, do toque e dos cuidados do profissional”, comenta a enfermeira e professora do Instituto Madre Teresa, Verônica Ribeiro. Ela ministra diariamente, na escola localizada em Taguatinga, aulas no Curso Técnico em Enfermagem. “Para que esses alunos tenham uma boa formação, assim como bons professores, é imprescindível ter vocação para atuar na área da saúde e cuidar do próximo. É preciso ter empatia e fazer tudo com amor”, menciona a docente.

Com a proximidade do Dia dos Professores, vale destacar a importância da formação de profissionais da saúde – tarefa indispensável à sociedade e de extrema responsabilidade. Com a pandemia do novo coronavírus, isso nunca esteve tão evidente. É preciso, cada vez mais, de profissionais qualificados que estejam preparados para o enfrentamento de emergências em saúde pública, como é o caso dos técnicos de enfermagem. Profissionais que, de fato, atuam na linha de frente contra a covid-19.

Aumento na demanda na área
Com a pandemia do novo coronavírus, técnicos em enfermagem, entre outros profissionais voltados à saúde, mostraram como são essenciais para o enfrentamento de emergências em saúde pública. Para se ter uma ideia, a procura por técnicos em enfermagem cresceu 708% durante a pandemia, de acordo com pesquisa realizada em 2020 pelo site de empregos Catho.

A procura por formação nessa área também cresceu. A docente do Instituto Madre Teresa reforça que, nos últimos meses, o número de turmas do curso de Técnico em Enfermagem na instituição tem aumentado. “Acredito ser um sinal do aumento do interesse das pessoas pela área da saúde”, reforça. Verônica lembra que, infelizmente, foi preciso acontecer uma pandemia de grandes proporções para que, de fato, essa classe de profissionais, entre outras, fosse reconhecida.

“Os técnicos de enfermagem são os profissionais que estão diretamente em contato com o paciente durante toda a sua carga horária de trabalho. São os primeiros profissionais no canal de comunicação da equipe de saúde, por isso devem ser muito bem formados e capacitados para darem a primeira resposta”, conclui a docente do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Madre Teresa.

Instituto Madre Teresa
Referência em ensino técnico no DF, o Instituto Madre Teresa oferece, em Brasília, cursos técnicos na área de Enfermagem e Radiologia. Com mais de 20 anos de experiência, o Madre Teresa é comprometido com o ideal de transformar globalmente indivíduos em profissionais exemplares e qualificados. A instituição conta com estrutura física propícia aos estudos, além de equipamentos de ponta, material didático qualificado e corpo docente experiente. O espaço é composto por laboratórios multidisciplinares, salas de estudo, salas de aula amplas e climatizadas. Com ótimos índices de inserção de estudantes no mercado de trabalho, o Instituto fortalece o processo de empregabilidade dos egressos, por meio de parcerias e convênios com hospitais e centros qualificados em saúde.

Serviço:Instituto Madre Teresa*
Local: Instituto Técnico Educacional Madre Teresa – Lt. 2 QNH 8 – s/n – Taguatinga – DF
Telefones: (61) 3355-5772
Horário: 7h30 às 22h
Instagram: @instituto.madreteresa

anuncio patrocinado
Anunciando...