Deputados federais fraudam presença com cartão de ponto? Não no Brasil

Vídeo em circulação nas redes sociais é real, mas foi gravado no parlamento da Ucrânia

 

Em um primeiro momento, a imagem causa revolta. Um homem engravatado circula pelo plenário de um parlamento praticamente vazio e segue, de mesa em mesa, depositando o que parecem ser cartões de ponto. Em tempos de instabilidade política e econômica, a indignação toma conta, ainda mais se o tal vídeo vem acompanhado do seguinte texto:

 
“COMPARTILHEM SEM DÓ
 
FUNCIONÁRIO DO CONGRESSO REGISTRANDO A PRESENÇA DOS DEPUTADOS QUE NÃO FORAM TRABALHAR
 
INTERNAUTAS
 
Vamos viralizar o Brasil inteiro , em todas as redes sociais a ação desse cafajeste que está dando presença aos deputados faltosos . Alguém tem que fazer alguma coisa , pois esses corruptos estão na casa do povo e , fica por isso mesmo.
São uns canalhas e estão fazendo tudo contra o Brasil e querem a destruição do nosso País.”
Quem não prestar atenção aos detalhes, no entanto, corre o risco de compartilhar uma fake news repleta de erros de português e xingamentos. Em primeiro lugar, o tal parlamento que aparece nas imagens não fica no Brasil. Mas na Ucrânia, como é possível perceber no último frame da gravação. Lá, aparece, no canto esquerdo, uma bandeira daquele país.
As pistas de que se trata de uma notícia falsa não param por aí. Além de não parecer em nada com o plenário da Câmara dos Deputados, a presença dos deputados federais brasileiros ocorre por biometria, e não por cartão. Veja os detalhes da Casa:
Para tirar qualquer dúvida, o vídeo original pode ser conferido aqui.
Em 2018, a mesma filmagem circulou nas redes sociais, mas com um texto diferente. À época, o site E-Farsas desmarcarou a fake news que atribuía a presença fraudeulenta de faltosos durante o carnaval. Confira aqui.
Desta vez, a notícia falsa também foi verificada pela Veja e pelo Fato ou Fake, do G1.
anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.