CLDF amplia estado de calamidade pública da pandemia de covid-19

A ampliação vale até 31 de dezembro de 2021, conforme o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 171. Texto vai para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)

 

 

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (15/6), a ampliação do estado de calamidade pública no DF devido à pandemia da covid-19. A ampliação vale até 31 de dezembro de 2021, conforme o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 171.

Em 2 de abril de 2020, o Decreto Legislativo nº 2.284 reconheceu a ocorrência do estado de calamidade pública no DF, com efeitos até 31 de dezembro de 2020. Em seguida, a medida foi prorrogada até 30 de junho de 2021, pelo Decreto Legislativo nº 2.301, de 22 de dezembro de 2020, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O texto foi aprovado pela CLDF em 1º de abril do ano passado.

O documento cita uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o Boletim Macro da instituição, apesar do crescimento esperado para a atividade econômica no primeiro trimestre de 2021, com taxa de variação real do PIB nacional de 1,6% em relação ao trimestre anterior, os riscos seguem elevados.

“Há uma chance considerável de novo recrudescimento da pandemia, uma vez que ainda existem números consideráveis de infecções e de mortes diárias. No contexto nacional, o número de novos casos diários aumentou ligeiramente, e a média móvel semanal está próxima de 65 mil, ante 56 mil há três semanas, ainda que o número de mortes esteja em declínio”, orientou o secretário de Economia, André Clemente.

No último dia 2 de junho, Ibaneis enviou à CLDF um pedido de prorrogação do estado de calamidade pública da capital federal. Segundo o documento, o GDF considera que a cidade ainda sofre com impactos “negativos decorrentes da pandemia”.

Com a aprovação nesta terça-feira (15/6), será o terceiro decreto que estabelece o estado de calamidade seria o terceiro do DF desde o início da pandemia. A partir de agora, o texto vai para sanção do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB).

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.