Bolsonaro deixa o G20 sem se reunir com o presidente chinês

(Osaka - Japão, 29/06/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a Terceira Sessão Plenária da Cúpula de Líderes do G20.rFoto: Alan Santos/PR

Encontro bilateral foi cancelado quando o chefe do Executivo já estava na sala de espera. País é o principal parceiro comercial do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) já estava na sala de espera, aguardando o encontro bilateral que teria com o presidente da China, Xi Jinping, quando o compromisso foi cancelado. Essa era uma das reuniões mais esperadas pela comitiva brasileira porque a China é o principal parceiro comercial do Brasil.

Além disso, Bolsonaro teve o mesmo tipo de reunião formal com o presidente norte-americano, Donald Trump. Os dois gigantes da economia mundial estão no meio de uma guerra comercial e, do ponto de vista diplomático, o Brasil tem mais a ganhar se mantiver uma postura equidistante.

A explicação do porta-voz da Presidência da República, general Otávio do Rêgo Barros, foi de que a agenda de encontros bilaterais do presidente chinês atrasou e que Bolsonaro não pode esperar. O avião da comitiva tinha horário marcado para decolar e o presidente ainda deveria passar no hotel. “Por isso o presidente decidiu abdicar da (reunião) bilateral e posteriormente os contatos serão retomados. A logística foi o determinante”, disse Rêgo Barros.

Mais cedo, Bolsonaro havia dito em entrevista coletiva que deverá ir à China em outubro — e pode incluir a Arábia Saudita na mesma viagem. Nessa sexta-feira (28/06/2019), Bolsonaro teve um encontro com Trump, reforçando a aproximação estabelecida desde março, quando o presidente brasileiro foi a Washington.

O cancelamento da reunião bilateral com a China não foi o único durante a participação de Bolsonaro no G20, em Osaka, Japão. Ele tinha um encontro do mesmo tipo com o presidente da França, Emmanuel Macron, previsto na agenda divulgada à imprensa. O compromisso foi cancelado sem muitas explicações. Bolsonaro e Macron acabaram conversando de maneira informal nos bastidores do G20.

anúncios patrocinados
Anuncio patrocinado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.