Agora que romperam o pacto de silêncio de Bolsonaro os militares, Costa Neto e o Torres

Presidente do PL e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública respondem as perguntas da PF sobre a montagem de uma quartelada para antecessor de Lula permanecer no poder

O pacto de silêncio entre Jair Bolsonaro e os militares chamados a depôr, ontem, na Polícia Federal (PF), sobre a suspeita de articularem um golpe de Estado para manter o ex-presidente à frente do governo, foi rompido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres. Segundo os advogados de ambos — que foram presos em outros episódios relacionados à possível quartelada —, eles não se calaram diante dos investigadores.

A defesa de Costa Neto observou que o presidente do PL compareceu à PF e “respondeu a todas as perguntas” feitas pelos agentes. Entretanto, não deu maiores detalhes sobre o que teria sido indagado ao cliente.

Em relação a Torres, nota divulgada depois de cinco horas de depoimento salienta que o ex-ministro “respondeu serenamente a todas as perguntas que lhe foram formuladas”. “(Ele) esclareceu todas as dúvidas em relação aos fatos investigados e reafirma sua disposição para cooperar com as investigações. O ex-ministro acredita na Justiça e confia nas instituições brasileiras”, informou o texto assinado pelo advogado Eumar Novacki.

Apesar de não se saber o que relataram, o conteúdo passado por Costa Neto e Torres aos agentes da PF aumenta as preocupações de Bolsonaro e seus aliados, a pouco mais de 72 horas de um ato, domingo, na capital paulista, no qual o ex-presidente pretende fazer uma veemente defesa de si mesmo junto aos seus apoiadores. A preocupação é que as respostas dadas pelo presidente do PL e pelo ex-ministro potencializem aquilo que a PF sabe sobre o roteiro do suposto golpe, já entregue pela delação premiada do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel do Exército Mauro Cid.

Minuta golpista

Outro que disse ter respondido às perguntas da PF foi Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro para assuntos internacionais. Também em nota divulgada pelos seus advogados, negou ter entregue uma “minuta de golpe” ao ex-presidente e que prestou um depoimento no qual foi “claro e objetivo”. Martins está preso desde a deflagração da Operação Tempus Veritatis, em 8 de fevereiro.

A defesa do ex-presidente, por sua vez, afirmou, à saída do depoimento, que ele nunca foi “simpático” aos movimentos golpistas. Bolsonaro manteve-se em silêncio, de acordo com um dos advogados, Fabio Wajngarten. O ex-chefe do Executivo esteve na PF por aproximadamente 20 minutos e saiu sem falar com os jornalistas.

“Bolsonaro nunca foi simpático a qualquer tipo de movimento golpista”, disse Paulo Bueno, também da equipe de defesa do ex-presidente. Conforme enfatizou, o ex-presidente “não cometeu nenhum delito” e “não teme nada porque não fez nada”.

“Quero deixar claro que não é simplesmente o uso do exercício constitucional do silêncio, mas uma estratégia baseada no fato de que a defesa não teve acesso a todos os elementos pelos quais está sendo imputado ao presidente a prática de certos delitos. Que fique claro o único motivo pelo qual fez uso do silêncio, foi dado ao fato de ele responder, hoje, a uma investigação semi-secreta”, salientou. Bueno acrescentou que a falta de acesso à delação de Mauro Cid e a conteúdos de mídias obtidas em celulares apreendidos nas operações da PF “impedem que a defesa tenha um mínimo de conhecimento de por quais elementos o presidente foi convocado ao depoimento”.

Assim como Bolsonaro, também se mantiveram calados os generais Walter Braga Netto (ex-vice na chapa à reeleição do ex-presidente), Augusto Heleno (ex-diretor do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa e Almir Garnier (ex-comandante da Marinha). No total, 23 pessoas se apresentaram para depor em Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Campo Grande.

Parte da investigação é embasada no vídeo de uma reunião ministerial em 5 de julho de 2022 e em documentos de uma minuta golpista encontrados em operações deflagradas pela PF.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.