O Governo alerta para as grandes chuvas intensas em Porto Alegre e a frente fria em todo RS

Pesquisadores afirmam que a volta da chuva para a região metropolitana e norte do estado pode aumentar o volume de água do Rio Guaíba.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma nota técnica sobre os riscos geo-hidrológicos para o Rio Grande do Sul com a previsão meteorológica e análise de riscos para o período entre os dias 10 a 13 de maio. O documento foi feito em parceria Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

documento também alerta que entre a sexta e a segunda-feira (13), as chuvas serão mais intensas no centro-leste e nordeste do estado, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. “Os acumulados de chuva neste período poderão superar os 150 milímetros (mm), condição que pode agravar ainda mais a situação do estado”, pontuaram em nota.

Os pesquisadores também alertam que a volta da chuva para a região metropolitana e norte do estado pode aumentar o volume de água do Rio Guaíba. Conforme a previsão, a chuva volumosa deve atingir as bacias hidrográficas mais próximas à região metropolitana de Porto Alegre, como as dos rios Gravataí, rio dos Sinos e rio Caí.

Além disso, a posição dos ventos na Lagoa dos Patos dificultará o escoamento das águas aumentando o risco de inundação dos municípios na região de Pelotas, Rio Grande e demais municípios.

O número de mortos pelas enchentes chegou a 107 e outras 136 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos 425 dos 497 municípios gaúchos foram afetados. Mais de 165 mil pessoas estão desalojadas.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.