Por que investir em marketing para a sua empresa?

marketing digital

A internet ocasionou mudanças de paradigmas em diversos âmbitos da vida, todo dia surgem novas atualizações que transformam os modos de consumo, consequentemente, as formas de divulgação também se atualizam, o marketing digital é um exemplo disso.

Os meios online têm sobreposto todas as outras mídias, sem contar o aumento progressivamente acelerado que seu alcance vem ganhando devido o acesso cada vez maior da população em geral às tecnologias.

Antigamente, era o marketing tradicional que dava conta de garantir uma divulgação por meio de sua sinalização horizontal e massificada em relação a todas as mídias existentes, como o rádio, a TV e o jornal.

Hoje, é preciso conhecimento de como fazer marketing nos meios digitais para conseguir melhores resultados. Afinal, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo todo já estão conectadas à internet.

Só no Brasil, as redes sociais em 2019 alcançaram o estrondoso número de 10 milhões de novos usuários. Além disso, os brasileiros gastam mais de 9 horas por dia na internet.

Não é à toa que as maiores buscas de franquias para investir são por aquelas que têm boa atuação no ambiente digital. Empresas das mais variadas necessidades e tamanho, em níveis diferentes de maturidade, vêm investindo nesse tipo de marketing.

Tendo isso em vista, não é mais possível negar a necessidade de empresas se apropriarem, cada vez mais, de estratégias de divulgação online que possam angariar clientes de forma qualitativa e conseguir alavancar suas vendas.

Para conseguir garantir esse sucesso, o grande desafio é o de ser a primeira escolha no momento em que o consumidor tem que fazer uma compra, mas é possível conseguir isso se mantendo constantemente na lembrança de seus clientes.

É nesse momento que o marketing se faz extremamente útil, afinal, é ele que vai atrair o público e convencê-lo a consumir determinado produto ou serviço. Por isso, um marketing alinhado às dinâmicas e necessidades do público é essencial.

Tendo ciência de tudo o que foi exposto até então, ainda podem surgir dúvidas quanto a real necessidade de se investir em marketing digital ou se é a hora certa de investir; para adiantar, vale dizer que a hora certa é agora.

Pois, afinal de contas, o tempo da internet é um tempo acelerado, sendo assim, é urgente a necessidade de atualização de uma empresa de instalação de forros de PVC ou de qualquer outro ramo.

No entanto, existem diversas formas de investir e objetivos diferentes, que variam de empresa para empresa. 

No seguinte artigo será melhor explicada a importância desse marketing e os motivos para investir o quanto antes nele.

O que é o marketing digital?

Hoje em dia, já é evidente que existem diferenças gritantes entre o marketing digital e o tradicional. 

O tradicional é composto por 4 braços:

  • Rádio;
  • TV;
  • Telefone;
  • Impresso.

Essas vias ainda são necessárias e sua importância não deve ser desprezada, o que acontece é que um canil de american bully branco, tinha apenas essas 4 opções para fazer a divulgação dos seus serviços.

O marketing realizado em uma dessas 4 opções também é chamado de marketing offline. 

No entanto, hoje existe mais uma opção, o marketing que acontece de forma online, pelos meios digitais: o marketing digital ou marketing online.

Ele permite uma aproximação maior das empresas com os seus clientes e vice-versa, é por isso que é preciso conhecer uma comunicação adequada para esse meio, pois essa comunicação tem a característica de ser mais direta e personalizada.

Essa forma também tem o plus de contar com o acesso a uma análise dos indicadores de performance, tornando-se mais prático o acesso a dados que averiguem se uma campanha obteve sucesso ou não, para então, realizar as mudanças precisas.

Ajudando a garantir resultados futuros mais vantajosos e com uma praticidade e acessibilidade como a de uma tecnologia utilizada para um alongamento de cabelo de tela.

É possível definir o conceito dessa modalidade de marketing como um conjunto de estratégias que se desenrolam no meio digital, investigando, localizando, aproximando e convertendo clientes, tudo de forma online.

A facilidade proporcionada pela tecnologia é vantajosa em grau e número em relação às antigas formas, alcançando objetivos de maneira eficaz, e além de tudo, de forma econômica, prática e cômoda.

Por meio de canais como blogs, sites, e-mail marketing e redes sociais, é possível para um empresa que produz consumível tampografia, conseguir prospectar seus produtos um número cada vez maior de consumidores.

Além de ser possível alçar o fortalecimento da marca, e dessa forma, o aumento das vendas.

No entanto, diferente do que possa se pensar, essa modalidade de marketing não se resume à administração de redes sociais. Muito além de gerenciamento de redes, é preciso ter conhecimento aguçado de vendas, assim como nos meios tradicionais.

Afinal, não serve de muita coisa uma produção de conteúdo intensa e uma rede social com milhares de curtidas e seguidores se todo esse alcance não se converter em cliente, e consequentemente, em vendas.

O gerente de marketing de um negócio de rolamento para moto, tem que conhecer muito mais do que as engrenagens das redes sociais e de suas motos, ele tem que entender pessoas e seu comportamento, seja no online ou offline.

Isso é necessário porque o marketing de internet tem o conveniente para o consumidor de possibilitar que sejam realizados e divulgados para outros consumidores os famosos feedbacks, e eles podem ser positivos ou negativos.

Por isso, é crucial conhecer e se relacionar muito bem com a persona do público. Além disso, assim como na vida em geral, nem sempre o planejado irá sair como esperado e ter a compreensão de que erros e acertos fazem parte do processo.

Objeções acerca do marketing digital

Portanto, é comum que essa modalidade de marketing assuste novos e antigos empreendedores. 

São inventadas as mais diversas desculpas para não investir nela como:

  • Não ter dinheiro para o investimento;
  • Ter tido uma primeira experiência ruim;
  • A empresa ainda não ter um site;
  • Estar mais acostumado ao marketing tradicional.

A primeira justificativa é a mais comum de todas e muitas vezes a mais inválida. Afinal, o marketing digital é uma alternativa que permite uma gama de ações de divulgações por valores muito em conta.

Acerca da segunda, é preciso compreender que o marketing digital é um lugar de atuação muito recente, devido a isso, é possível encontrar empresas que também estão tateando novos lugares.

Quanto ao terceiro ponto, este também se trata de uma justificativa irreal, afinal, é possível partir de outros tipos de táticas de marketing digital, como criar perfis em redes sociais, criar landing pages e distribuir conteúdos onlines qualitativos.

O quarto ponto requer que o empreendedor queira sair da zona de conforto. Como exposto no começo do texto, o acesso ao meio digital vem crescendo de forma exponencial, dessa maneira, a internet é basicamente o novo outdoor.

Importância e motivos para o investimento no marketing digital

Além do que já foi colocado como a questão do crescimento do acesso à internet e o baixo custo desse investimento, existem muito mais vantagens desse tipo de investimento, seguem algumas:

  • Maior Alcance;
  • Segmentação;
  • Mensuração de resultados;
  • Relação e engajamento com o público;
  • Investimento flexível.

Quanto ao primeiro ponto é possível compreender quando se faz uma comparação com o alcance limitado do marketing offline, restrito a um comercial físico que, provavelmente, será visto por pouquíssimas pessoas.

O segundo ponto diz respeito a diversidade do público que se pode alcançar e é possível, por exemplo, criar um comercial mais adequado para cada um e para um que de fato irá se interessar pelo que está anunciado, já que se chega até ele através de uma filtragem.

O terceiro ponto se refere a possibilidade de acesso a ferramentas gratuitas online que fazem uma análise bem estratificada das diversas características do público alcançado. Essa ferramenta é extremamente eficaz para um planejamento eficaz.

O quarto ponto diz respeito ao fato de que o público hoje em dia é participante, ele interage com a publicidade veiculada e não a recebe mais de forma passiva. Além disso, pode e quer interagir com as marcas que fazem parte da vida deles.

O quinto ponto, para muitos, é o mais atrativo dentre todos, como já foi dito, existem as mais variadas formas de investir online com um gasto mínimo.

Dessa maneira, é possível para uma uma empresa de remoção e tratamento de resíduos com parcos recursos, angariar novos clientes com poucos gastos.

Considerações finais

Sendo assim, de tudo o que foi visto é possível inferir que a progressiva inserção da internet na vida cotidiana vem fazendo com o que o marketing digital se torne uma necessidade vital na estrutura de um negócio.

Com investimento financeiro baixo é possível chegar a bons resultados e ainda fortalecer a imagem de uma marca e aproximá-la do seu público, tudo isso apenas se utilizando do ambiente digital.

Dessa forma, fica mais que nítida a necessidade de adentrar o digital em suas mais variadas possibilidades, diversas empresas já estão aderindo a esse movimento e para evitar o atrofiamento dos negócios essa é a melhor estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anuncio patrocinado
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui