Como gerar tráfego para o meu site? 5 estratégias que funcionam

tráfego

Quando se leva um negócio para a internet, seja por meio de uma loja virtual ou um site, precisa começar a pensar em como levar pessoas interessadas em seu conteúdo, serviço ou produto para ele, esse direcionamento é chamado de tráfego.

O tráfego é tão importante para um site quanto qualquer outro aspecto como layout, navegabilidade, conteúdos e mais.

Existem estratégias para gerar mais visitas para o site do seu negócio, seja ele e-commerce de moda, até uma demolidora de casas. Por isso, é extremamente necessário entender o que funciona para a sua empresa.

O que é tráfego?

O tráfego nada mais é do que o número de visitantes que uma página da web recebe. Para que um site seja bem-sucedido, ele precisa que o tráfego seja direcionado a ele de várias fontes.

Porém, esse tráfego deve vir de pessoas que tenham interesse em comprar seu produto ou serviço de sistema de CFTV industrial e para que isso aconteça você precisa segmentar pessoas dentro do seu nicho.

No passado, o tráfego do site era a principal métrica para determinar a importância e o valor de um site, mas esse não é mais o caso. 

Embora o tráfego ainda seja importante, você não pode ter conversões sem tráfego, os cálculos de conversão e lucratividade são muito mais importantes ao avaliar um site.

Por exemplo, quando um visitante entra em um site de baterias stop start e logo retorna do site, a porcentagem de visitas que não convertem em cliques em mais conteúdo é chamada de taxa de rejeição.

Uma alta taxa de rejeição ou uma métrica de site curta geralmente aponta para problemas de conversão de tráfego e como a maioria do tráfego tem algum custo.

Seja esse custo monetário ou algum outro recurso, como tempo, é do interesse de cada proprietário de site maximizar a conversão do tráfego recebido em seu site.

Tipos de tráfego e estratégias para usar

Se você está começando a procurar entender mais sobre o que é tráfego e como ele pode ajudar seu negócio, também precisa entender que existem diferentes tipos de tráfego e cada um é proveniente de uma fonte que requer estratégias diferentes.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns de tráfego:

  • direto;
  •  orgânico;
  •  social;
  •  de links;
  •  pago.

É recomendável explorar os diferentes tipos de tráfego para coletar informações relevantes na hora de escolher qual estratégia irá utilizar para aumentar as visitas do seu site, afinal, nem tudo que funciona para um negócio, funcionará para outro.

Um exemplo de que as estratégias de tráfego precisam ser bem pensadas é no seguinte cenário: imagine que uma loja que vende laminação de fibra de vidro, quer mais pessoas interessadas em contratar esse serviço.

Ela pode optar por usar tráfego pago nas redes sociais e ter mais sucesso pela possibilidade de utilizar vídeos de antes e depois, mostrar como o serviço é feito ou até mostrar um pouco do dia a dia do trabalho.

Já um negócio que vende pisos, pode se beneficiar muito mais do tráfego pago no Google, por se tratar de uma rede de pesquisas, onde pessoas podem estar procurando por piso paviflex emborrachado preço que é relacionada ao serviço e produto que ela oferece.

1. Tráfego direto

O tráfego direto consiste principalmente de visitantes que inserem seu endereço na janela do navegador, mas também há muitas outras coisas que se enquadram na categoria.

O tráfego direto é um sinal de que você aumentou o reconhecimento da sua marca ou, pelo menos, que seu site está se tornando mais popular. Mas, é apenas uma daquelas coisas que podem aumentar seu tráfego direto.

Também pode ser sobre favoritos, campanhas, bots, soluções técnicas, redirecionamentos e muitas outras coisas.

Portanto, se deseja obter mais tráfego direto, branding é exatamente o que deve-se fazer, visto que acima de tudo ele tem como objetivo fazer com que aqueles que não o conhecem estejam cientes de sua existência.

2 . Tráfego orgânico

O tráfego orgânico também chamado de SEO (Search Engine Optimization) se trata de uma estratégia para aumentar a visibilidade de uma página da web ou de todo o site nos resultados orgânicos (não pagos) que os mecanismos de pesquisa apresentam.

Por exemplo, quando alguém pesquisa em um buscador por CNH especial para moto pode encontrar o site de uma autoescola que tenha um conteúdo com esse termo em alguma pagina.

SEO é sobre os aspectos técnicos e de design para melhorar o ranking de uma página da web para aumentar a conscientização do mecanismo de pesquisa e o tráfego orgânico de visitantes.

O tráfego orgânico é composto de muitos fatores diferentes, incluindo o conteúdo real em sua página, quantos e quais outros sites estão vinculados ao seu site e até mesmo como o conteúdo está estruturado em seu site.

Com os mecanismos de pesquisa usando milhares de fatores para classificar sites, o SEO pode ser extremamente complexo ao extremo, mas como regra geral, o design e o conteúdo do seu site são os melhores elementos de SEO para gerenciar.

3. Tráfego social

O tráfego social é qualquer tipo de visita proveniente das redes sociais. Pode ocorrer quando alguém clica em um link que você tenha colocado em sua bio, algum stories feito, ou quando um usuário compartilha o link do seu perfil.

Essa estratégia é particularmente viável para gerar tráfego para sites, mas que requer grande criatividade para gerar conteúdos relevantes que atraiam seguidores que possam de fato se tornar compradores.

Para maximizar o sucesso dessa estratégia, você deve entender onde seu público-alvo está, ou seja, qual rede social vai utilizar para então começar a gerar conteúdo nela e atrair essas pessoas.

Você pode produzir conteúdos em texto e vídeo, porém hoje em dia, apostar em vídeos curtos é a melhor forma de engajar mais pessoas com seu conteúdo. Use a criatividade para encantar seus seguidores.

4. Tráfego de links

Se houver links para seu site em documentos, pode ser algo que leve ao tráfego direto. Pode, por exemplo, ser sobre arquivos do Word e arquivos PDF. Portanto, pode realmente ter um propósito para obter seu endereço em tantos lugares quanto possível.

O marketing digital é realmente muitos fluxos pequenos, e os links de documentos podem ser um deles. Além disso, optar por links internos e externos no seu site também é uma ótima estratégia.

Criar links externos no seu site ajuda a aumentar a autoridade do seu site, enquanto traz mais pessoas para o seu conteúdo. Enquanto com links internos, as pessoas que já estão dentro do seu site, podem ser redirecionadas para outras páginas do mesmo.

Com  links internos, você pode remanejar o público de uma página para outra, por exemplo, se tiver um site de tratamento de efluentes.

Portanto, crie um conteúdo que atraia leitores interessados, e dentro do artigo, coloque um link para uma página de lavador de gases ácidos.

Isso ajuda aumentar a retenção de público-alvo interessado no que seu site tem a oferecer, o que consequentemente aumenta a taxa de permanência dos interessados, aumentando assim o seu tráfego de modo geral.

5. Tráfego pago

Normalmente, o pago é a primeira coisa que todos ouvem falar quando começam a pesquisar sobre estratégias para aumentar suas conversões ou entrega de conteúdo na internet.

Esse tipo de estratégia vem do investimento em links patrocinados que podem ser realizados pelo Google Ads ou Facebook Ads. Ambos se tratam de plataformas de tráfego pago, mas têm funções bem diferentes.

O Google Ads é perfeito para negócios que dependem de pesquisa direta, onde você estrutura os anúncios com base nos termos e palavras-chave de pesquisa relacionados ao seu negócio e se trata mais de anúncios em texto.

Já o Facebook Ads permite a estrutura de anúncios com texto, imagens e vídeos. Perfeito para empresas que têm produtos mais visuais que requerem demonstração ou algo do tipo. Ele também é ótimo para construir engajamento e percepção de marca.

A estratégia de tráfego pago tende a gerar resultados mais rápidos quando comparado a outros métodos de aumentar o tráfego para negócios, dessa forma, se for viável, investir nisso pode ser o caminho para gerar visitas mais rápido.

Teste e combine para obter mais resultados 

Pensar que só uma ou outra estratégia de aumentar o tráfego irá alavancar seu negócio é um erro muito comum entre empresários que começam no digital sem nenhuma experiência ou conhecimento.

Como você pode ver, existem várias fontes e formas de gerar tráfego para o seu negócio ou página online. Dessa forma, a única maneira de saber o que de fato funciona para o seu é através de testes e combinações.

Por exemplo, uma empresa de irrigação que quer vender mais aspersor canhão para irrigação para agricultores, irá se beneficiar muito bem de tráfego orgânico e pago em conjunto.

Considerações finais

Sendo assim, não existe receita pronta para gerar mais tráfego, pois tudo se resume ao comportamento do usuário e como você identifica ele para se adaptar na hora de montar uma estratégia consistente de marketing.

Veja o que mais funciona para atingir o seu público-alvo e de preferência, implemente várias das estratégias citadas para gerar mais tráfego qualificado para o seu site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.