O que é gestão de tráfego digital?

 

Saber gerenciar seu tráfego é fundamental para conseguir ser encontrado pelas pessoas certas.

 

Os primeiros passos para a definição de um negócio, em termos básicos, são escolher o que vender e para quem vender. O próximo passo essencial é a escolha do local de venda, já que ele proporcionará a qualificação e quantificação de potenciais clientes.

 

Por isso, imaginando uma loja física, um dos principais critérios de sua definição é o fluxo de pessoas ao seu redor. Esse fluxo ou movimento de pessoas, é o que se entende por tráfego digital.

 

Extrapolando a exemplificação do fluxo presente ao redor da loja física, dentro do marketing digital o tráfego digital se refere ao espaço virtual e não físico, mas o sentido é o mesmo.

 

Portanto, a movimentação de pessoas dentro da gestão de tráfego digital se refere aos usuários que navegam pelas páginas virtuais do seu negócio (como site e mídias sociais).

 

Por que ter uma boa gestão de tráfego digital?

 

Uma boa gestão de tráfego digital é aquela que atrairá e reterá potenciais clientes – ou leads – através da nutrição de relacionamento, gerando mais vendas e maior faturamento. Em outras palavras, é ela que fará com que o seu cliente enxergue o diferencial da sua proposta de valor em contrapartida ao seu concorrente.

 

E essa é exatamente a chave que torna, muitas vezes, um negócio pequeno de bairro sempre lotado em uma grande loja bem localizada: uma boa gestão de tráfego.

 

Seu negócio pode ser uma excelente ideia, mas se não tiver tráfego, ou seja, clientes reais que compram e frequentam seu negócio regularmente, ele fracassará.

 

Ao contrário, se o negócio não for tão bom assim, em questão estética, de atendimento ou outro quesito contra a retenção de clientes, mas tiver tráfego, ele pode conseguir se manter aberto por muitos anos.

 

Um exemplo concreto disso é a compra do WhatsApp pelo Facebook por 19 milhões em 2014. Em 7 anos, o número de usuários ativos teve um salto de 450 milhões para 2 bilhões, o que definitivamente agregou muito mais valor do que o investido.

 

Nesse sentido, um teste simples para determinar a relevância do tráfego dentro de um negócio é aplicação de 2 cenários:

 

  1. Ter grande investimento em qualidade de produtos e tecnologia sem nenhum esforço em tráfego;
  2. Ter grande investimento em qualidade de produtos e tecnologia e mesmo investimento e esforço em geração e gestão de tráfego digital.

 

No primeiro cenário, mesmo com excelentes produtos e tecnologia você não venderá e estará fadado ao fracasso.

 

Por outro lado, no segundo cenário, em poucas horas você poderá ter grande número de interessados e compradores.

 

É claro que outras estratégias do seu negócio precisam estar alinhadas, mas a gestão de tráfego digital é algo determinante do sucesso da empresa. Por isso, o gestor de tráfego da sua empresa precisa ter grande domínio no assunto.

 

Canais de tráfego digital

Diferentes fontes podem gerar tráfego online para o seu negócio e a sua definição irá depender da sua estratégia, porque todas podem trazer ótimos resultados.

 

Os principais canais são:

 

  1. Tráfego orgânico: fluxo de pessoas atraídos por grandes ferramentas de busca, como Google, sem a necessidade de anúncios pagos (Google ou Facebook Ads, por exemplo). Para isso, o investimento é direcionado na produção de conteúdos constantes, relevantes e otimizados com palavras-chaves através do investimento em SEO;
  2. Tráfego pago: ao contrário do orgânico, precisa de investimento financeiro em anúncios pagos para funcionar, em contrapartida traz resultados bem mais rápidos;
  3. Tráfego social: atração de público por meio de mídias sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin. Diariamente milhões de pessoas estão nessas redes, então, estar presente com postagens de conteúdos é extremamente relevante e tem chances de viralizar e ter grandes retornos. Essa atração pode ocorrer:
  • Por meio de posts vinculados a artigos e conteúdos do seu blog e canal do youtube;
  • Divulgação de landing pages, iscas digitais, além de anúncios pagos direcionando para suas páginas e conteúdos.
  1. Tráfego de referência: atração de fluxo de pessoas por meio de indicação. Essa indicação geralmente é feita com pessoas que tenham uma relação de confiança, autoridade e  influência sob determinada audiência;
  2. Tráfego direto: movimentação de público que já conhece sua marca, ou seja, aquelas pessoas que digitam diretamente o nome da sua marca, produto ou serviço no Google ou deixou a sua página salva como favoritos para visitar recorrentemente.
  3. Tráfego de e-mail marketing: a estratégia de criação de lista de e-mails e uso do e-mail marketing é muito poderosa para criação de relacionamento, conversão de vendas, fidelização de clientes, escalonamento de vendas e claro, uma excelente forma de trazer tráfego a novos conteúdos, iscas digitais, produtos e comunicações da sua marca. Uma grande vantagem desse tráfego é que ele é qualificado, já que o interesse partiu da própria audiência e ela é quem autoriza que ocorra a comunicação.

 

A gestão de tráfego digital é importantíssima para o sucesso de qualquer negócio na internet, e com tantos canais à disposição, cabe testar todos eles para saber quais entregam os melhores resultados e, então, focar mais esforços nessas alternativas.

 

Se você deseja aprender mais sobre como acelerar o crescimento da sua empresa, conheça o curso online de Growth do Gestão 4.0 e descubra como alavancar suas vendas, seja uma startup de tecnologia ou uma empresa tradicional.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.