Saber gerenciar seu tráfego é fundamental para conseguir ser encontrado pelas pessoas certas.
Os primeiros passos para a definição de um negócio, em termos básicos, são escolher o que vender e para quem vender. O próximo passo essencial é a escolha do local de venda, já que ele proporcionará a qualificação e quantificação de potenciais clientes.
Por isso, imaginando uma loja física, um dos principais critérios de sua definição é o fluxo de pessoas ao seu redor. Esse fluxo ou movimento de pessoas, é o que se entende por tráfego digital.
Extrapolando a exemplificação do fluxo presente ao redor da loja física, dentro do marketing digital o tráfego digital se refere ao espaço virtual e não físico, mas o sentido é o mesmo.
Portanto, a movimentação de pessoas dentro da gestão de tráfego digital se refere aos usuários que navegam pelas páginas virtuais do seu negócio (como site e mídias sociais).
Por que ter uma boa gestão de tráfego digital?
Uma boa gestão de tráfego digital é aquela que atrairá e reterá potenciais clientes – ou leads – através da nutrição de relacionamento, gerando mais vendas e maior faturamento. Em outras palavras, é ela que fará com que o seu cliente enxergue o diferencial da sua proposta de valor em contrapartida ao seu concorrente.
E essa é exatamente a chave que torna, muitas vezes, um negócio pequeno de bairro sempre lotado em uma grande loja bem localizada: uma boa gestão de tráfego.
Seu negócio pode ser uma excelente ideia, mas se não tiver tráfego, ou seja, clientes reais que compram e frequentam seu negócio regularmente, ele fracassará.
Ao contrário, se o negócio não for tão bom assim, em questão estética, de atendimento ou outro quesito contra a retenção de clientes, mas tiver tráfego, ele pode conseguir se manter aberto por muitos anos.
Um exemplo concreto disso é a compra do WhatsApp pelo Facebook por 19 milhões em 2014. Em 7 anos, o número de usuários ativos teve um salto de 450 milhões para 2 bilhões, o que definitivamente agregou muito mais valor do que o investido.
Nesse sentido, um teste simples para determinar a relevância do tráfego dentro de um negócio é aplicação de 2 cenários:
- Ter grande investimento em qualidade de produtos e tecnologia sem nenhum esforço em tráfego;
- Ter grande investimento em qualidade de produtos e tecnologia e mesmo investimento e esforço em geração e gestão de tráfego digital.
No primeiro cenário, mesmo com excelentes produtos e tecnologia você não venderá e estará fadado ao fracasso.
Por outro lado, no segundo cenário, em poucas horas você poderá ter grande número de interessados e compradores.
É claro que outras estratégias do seu negócio precisam estar alinhadas, mas a gestão de tráfego digital é algo determinante do sucesso da empresa. Por isso, o gestor de tráfego da sua empresa precisa ter grande domínio no assunto.
Canais de tráfego digital
Diferentes fontes podem gerar tráfego online para o seu negócio e a sua definição irá depender da sua estratégia, porque todas podem trazer ótimos resultados.
Os principais canais são:
- Tráfego orgânico: fluxo de pessoas atraídos por grandes ferramentas de busca, como Google, sem a necessidade de anúncios pagos (Google ou Facebook Ads, por exemplo). Para isso, o investimento é direcionado na produção de conteúdos constantes, relevantes e otimizados com palavras-chaves através do investimento em SEO;
- Tráfego pago: ao contrário do orgânico, precisa de investimento financeiro em anúncios pagos para funcionar, em contrapartida traz resultados bem mais rápidos;
- Tráfego social: atração de público por meio de mídias sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin. Diariamente milhões de pessoas estão nessas redes, então, estar presente com postagens de conteúdos é extremamente relevante e tem chances de viralizar e ter grandes retornos. Essa atração pode ocorrer:
- Por meio de posts vinculados a artigos e conteúdos do seu blog e canal do youtube;
- Divulgação de landing pages, iscas digitais, além de anúncios pagos direcionando para suas páginas e conteúdos.
- Tráfego de referência: atração de fluxo de pessoas por meio de indicação. Essa indicação geralmente é feita com pessoas que tenham uma relação de confiança, autoridade e influência sob determinada audiência;
- Tráfego direto: movimentação de público que já conhece sua marca, ou seja, aquelas pessoas que digitam diretamente o nome da sua marca, produto ou serviço no Google ou deixou a sua página salva como favoritos para visitar recorrentemente.
- Tráfego de e-mail marketing: a estratégia de criação de lista de e-mails e uso do e-mail marketing é muito poderosa para criação de relacionamento, conversão de vendas, fidelização de clientes, escalonamento de vendas e claro, uma excelente forma de trazer tráfego a novos conteúdos, iscas digitais, produtos e comunicações da sua marca. Uma grande vantagem desse tráfego é que ele é qualificado, já que o interesse partiu da própria audiência e ela é quem autoriza que ocorra a comunicação.
A gestão de tráfego digital é importantíssima para o sucesso de qualquer negócio na internet, e com tantos canais à disposição, cabe testar todos eles para saber quais entregam os melhores resultados e, então, focar mais esforços nessas alternativas.
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