Qual a categoria de ação de marketing esportiva mais praticada no Brasil?

 

Está fazendo um estudo sobre o marketing esportivo, e quer saber qual a categoria de ação de marketing esportiva mais praticada no Brasil? Ainda que esse ramo seja bastante extenso, esse não é um parâmetro tão difícil de mensurar. E, nesse artigo, falaremos um pouco mais a respeito desse assunto. Confira!

Você sabe qual a categoria de ação de marketing esportiva mais praticada no Brasil? Ou melhor, você sabe qual a importância de saber esse dado? Ainda que pareça ser uma pergunta simples, ela consegue facilitar muitas das dúvidas que as pessoas têm sobre o marketing esportivo. Hoje, você compreenderá melhor sobre essas questões.

O que é marketing esportivo?

Para entender qual a categoria de ação de marketing esportiva mais praticada no Brasil, primeiro é necessário entender o conceito de marketing esportivo. Resumidamente falando, trata-se de uma ferramenta de comunicação. No entanto, ela pode ser tanto corporativa quanto institucional.

O principal objetivo do marketing esportivo é proporcionar engajamento através das características presentes no âmbito esportivo. Sendo assim, a principal abordagem dessa categoria de marketing é algo mais voltado para o emocional. Tenta-se cativar o público através da sua paixão por modalidades esportivas.

Contudo, uma coisa que precisamos frisar é que o marketing esportivo não está reservado apenas às empresas que vendem produtos sobre esporte. O marketing esportivo é uma ferramenta de comunicação. Portanto, qualquer empresa pode usufruir das suas técnicas.

Quais empresas podem usar o marketing esportivo?

Qualquer uma. No entanto, para isso ocorrer, é preciso um planejamento estratégico. As coisas não podem ser feitas de qualquer jeito. Uma boa equipe é essencial para que as ações deem certo. Algumas empresas fora desse âmbito, mas que aplicaram marketing esportivo são:

  • Kaiser;

  • Brahma;

  • Ambev;

  • Guaraná;

  • Coca-Cola;

  • McDonald’s.

Esses são alguns exemplos, mas há vários outros. Através desses exemplos, você consegue notar que qualquer marca ou empresa pode se beneficiar dessa categoria de estratégia. Mas o plano deve ser bem estruturado.

É claro que empresas como a 22Bet, sendo do ramo esportivo, pode se aproveitar mais do marketing esportivo. Mas o que estamos querendo mostrar é que qualquer empresa pode se beneficiar dessa categoria de ação.

Porque as empresas usam o marketing esportivo?

Você já parou para pensar o motivo das empresas, mesmo as que não são do ramo esportivo, utilizarem essa categoria de marketing? Segundo inúmeras pesquisas, esse é o ramo que mais tem crescido no Brasil e no mundo. E, como consequência, a possibilidade de conquistar novos clientes é gigantesca.

Ademais, o marketing esportivo já movimenta cerca de 1% do PIB. Mas há outros motivos pelos quais investir nele. A grande vantagem dessa categoria de marketing está na possibilidade de criação de ações com base nas características comuns dos torcedores, que são:

  • Entusiasmo;

  • Paixão;

  • Envolvimento;

  • Companheirismo;

  • Solidariedade, etc.

São pontos que puxam para o lado emocional. Sendo assim, é uma ótima forma de explorar os gatilhos mentais. Utilizar-se dos sentimentos que o esporte proporciona é uma ótima forma de envolver o público-alvo em ações e estratégias.

Qual a categoria de ação de marketing esportiva mais praticada no Brasil?

Certamente a categoria de ação mais utilizado é a publicidade/patrocínio. Além de ser o mais rentável, é também aquele que mais faz os torcedores sentirem que uma determinada empresa possui as mesmas atribuições que o âmbito esportista proporciona. E quando falamos publicidade, vai além do que apenas estampar a marca nos outdoors.

Sabe aquelas marcas expostas na camisa de vários times? Então, é essa categoria de ação de marketing esportivo mais praticado no Brasil. Praticamente todo time possui um patrocinador. E você já parou para pensar o motivo? Certamente é porque traz bastante retorno. Mas, além disso, também faz com que a marca fique registrada na mente dos jogadores.

Ademais, essa categoria de ação é essencial para quando ocorre algum acontecimento importante. Quando um time, patrocinado por uma empresa, ganha um título importante, o torcedor irá lembrar que a marca fez parte daquele momento. Dessa forma, tem-se uma maior conexão com o público-alvo. Mas, fora essa ação, há outras que podemos destacar.

Investimento em campanhas de incentivo ao esporte

Quando uma marca investe em campanhas de incentivo ao esporte, o público irá entender que a sua marca se preocupa com determinada modalidade e com o bem-estar físico. Ainda que seja uma ação bastante sutil, certamente ela consegue surtir inúmeros feitos positivos.

Marketing de conteúdo

Pessoas que gostam de esporte, gostam de falar sobre o assunto. E quando você cria uma plataforma que possibilita essas discussões e conversas, a sua marca sempre estará em relevância. Que tal falar sobre como jogar no bicho online no seu blog, por exemplo? Com certeza isso irá gerar discussão.

E quanto maior o engajamento com o seu público, maior será a conexão que eles criarão com a sua marca. É uma via de mão dupla. Quando você oferece o que eles querem, você conquista o resultado que deseja.

anúncios patrocinados
Anunciando...

2 COMENTÁRIOS

  1. I’m not sure where you’re getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission.

  2. Artigos fantásticos deste site, cara. Eu considero os artigos simplesmente muito bom.
    Eu gosto muito do que o site publica, gosto muito do que vocês estão
    afirmando e da melhor maneira pela qual afirma.
    Você o torna divertido e continua cuidando para mantê-lo sensato.
    Mal posso esperar para aprender muito mais com as noticias. Este é realmente um site fantástico.

    Fantastic goods from you, man. I have consider your stuff prior to and you are simply extremely excellent.
    I really like what you’ve bought here, really like what you’re
    stating and the best way by which you assert it.
    You make it entertaining and you continue to take care of to keep it sensible.
    I can’t wait to learn much more from you. This is actually a terrific website.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.