Enfrentamento ao racismo, diversidade religiosa, acesso a pessoas com deficiência ao Ensino Superior e valorização da arte negra estão entre os temas debatidos no evento
A Universidade Católica de Brasília (UCB) promove de 4 a 8 de novembro a Semana da Consciência Negra e Direitos Humanos em Ceilândia e Taguatinga, com uma programação diversificada que abrange mesas temáticas, apresentações culturais, rodas de conversa e feira de empreendedores e empreendedoras negras. O evento destaca vozes importantes na luta contra o racismo e em prol da inclusão por meio de discussões sobre a igualdade racial e os direitos humanos. A participação é gratuita e aberta a toda a população.
“A educação tem um papel fundamental na erradicação do racismo e dos preconceitos. Ao promover eventos como esse, a UCB cumpre seu papel no enfrentamento ao racismo e na conscientização necessária para que se estabeleça uma sociedade que respeita e valoriza as pessoas negras, sua arte e sua cultura, que constituem historicamente o Brasil”, defende a professora da UCB Vanildes Gonçalves, responsável pela organização da semana.
No dia 4 de novembro, a programação começa às 9h no Campus Taguatinga, no Auditório M, com a abertura do evento, que contará com uma apresentação cultural da artista Tayná Nogueira Gayoso Sousa, conhecida como MC Garnet. Em seguida, será realizada uma mesa temática sobre “Direitos Humanos e o enfrentamento do Racismo”, com a participação de Patrícia Guimarães, egressa do curso de Direito da UCB e conselheira da OAB/DF, que será mediada pelo professor Cleucio dos Santos Nunes.
À noite, das 19h15 às 21h15, o evento se desloca para o Campus Ceilândia, onde será realizada a Feira das Mulheres Empreendedoras Criativas, das 17h às 22h. Às 19h, haverá uma apresentação cultural e repetição da mesa temática sobre “Direitos Humanos e o enfrentamento do Racismo”, reunindo novamente Patrícia Guimarães, além de Andreia Sousa de Jesus, doutora em Ciências Sociais, e Alessandra Carvalho Vieira da Silva, mestre em psicologia e professora da UCB. Essa mesa será mediada pelo professor Rafael Campolino.
No dia 5 de novembro, das 9h às 11h30, o Campus Taguatinga recebe o 3° Encontro sobre Inclusão e Diversidade da UCB, com o tema: “A pessoa com deficiência no ensino superior: desafios para o acesso e permanência”. O atleta paralímpico Élcio Pimenta é o convidado especial do encontro. Na ocasião será realizado o lançamento do livro “Tico e o Xadrez: a deficiência em segundo plano”, de autoria do professor Laércio Ferreira dos Santos. À noite, das 19h30 às 21h30, haverá uma Roda de Capoeira liderada pelo professor Júnior Hural Black e alunos da UCB, seguida por uma mesa temática sobre “Religiões de Matriz Africana e Diálogo Interreligioso”, que contará com a presença de convidados como Elvira Freitas, Amazonir Araújo Fulni-ô, Dom Maurício José Araújo de Andrade e Ir. José Augusto Júnior, sob a mediação de Lêda Gonçalves Freitas. Esta mesa será transmitida ao vivo pelos canais da Católica EAD e do Grupo UBEC.
O dia 6 de novembro será marcado pelo evento em comemoração aos 28 anos do curso de Direito, que ocorrerá das 9h às 11h30, no Auditório Central do Campus Taguatinga. O evento prestará homenagem a Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União e egresso da UCB, discutindo “Direitos Humanos e os desafios contemporâneos”. À noite, das 19h às 21h30, na Sala M 002, será promovido o encontro O Direito pela Arte, onde estudantes do curso de Direito da UCB discutirão o filme “Quanto vale ou é por quilo?”.
No dia 7 de novembro, a programação segue com uma Roda de Conversa, das 9h às 11h30, no Campus Ceilândia, com o tema “Direitos Humanos e Consciência Negra – Vozes contra o Racismo”, reunindo jovens estudantes como Junior Hural Black, Jocasta Chagas Falcão e Angélica Maciel. Às 19h30, o Teatro da UCB receberá a apresentação da peça “As Casadas Solteiras”, do Grupo Performati, com entrada solidária mediante a doação de material escolar ou brinquedo em bom estado.
O dia 8 de novembro inicia com uma Roda de Conversa no Auditório K, das 9h às 11h30, abordando “Arte, Cultura e Memória”, que incluirá a exibição do filme/curta “Riscados pela memória”, dirigido pelo professor Alex Vidigal. A facilitadora será Angélica Maciel, estudante de Psicologia. À noite, haverá novamente a apresentação da peça “As Casadas Solteiras” no Teatro da UCB, com a mesma entrada solidária.
Além disso, de 6 a 8 de novembro será realizada a 1ª Feira Preta, das 9h às 13h e das 18h às 21h, no Campus Taguatinga, com a exposição e comercialização de trabalhos produzidos por empreendedores e empreendedoras negras.
Na sequência, em 18 de novembro, às 20h, o Teatro da UCB receberá a peça “O futuro está nos ovos”, também do Grupo Performati, com entrada solidária. Por fim, no dia 19 de novembro, das 9h às 11h30, uma roda de conversa abordará “A Ausência de Docentes Negros nas Universidades”, com a participação da professora Valdiceia Tavares dos Santos e dos estudantes Beatriz Oliveira da Conceição e Nicolas Oliveira Martins. À noite, novamente, a peça “O futuro está nos ovos” será apresentada no Teatro da UCB, com entrada solidária.
Serviço
Semana da Consciência Negra e Direitos Humanos da UCB
Quando: 4 a 8 de novembro de 2024, com programação extra dias 18 e 19 de novembro
Onde: Campus Ceilândia. St. N QNN 31, Sala 6 – Ceilândia Norte, Brasília/DF.
Campus Taguatinga. QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.
Evento gratuito
Crédito da foto: Banco de Imagens Freepik