Do Enem 2023 apenas quatro alunos da rede pública conseguiram tirar nota mil na redação

Estudantes do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins alcançam nota máxima na prova

 

O desempenho dos estudantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi melhor que no ano anterior: 60 estudantes tiraram nota máxima na prova de redação, 1.000 pontos — em 2022, foram 18.

Porém, apenas quatro deles são egressos da rede pública de ensino, dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins. No Distrito Federal, somente um estudante atingiu a pontuação máxima na prova.

O ministro da Educação Camilo Santana defendeu que uma melhora na aprendizagem da escrita e interpretação de textos deve começar na alfabetização. “Nosso maior compromisso para melhoria do desempenho dos estudantes brasileiros em redação é com o programa Criança Alfabetizada. Esse reforço precisa começar desde o início da educação básica. Você pode observar que os estados que têm melhorado seus resultados no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], o incentivo vem desse programa”, disse.

As notas médias obtidas pelos candidatos na edição do Enem em 2023 ficaram em torno de 500. Na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, a pontuação média foi 516,2. Em Ciências Humanas e suas tecnologias, 522. Em Ciências da Natureza e suas tecnologias, o valor foi de 497,4. Em Matemática e suas tecnologias, a média foi de 534,9. Na Redação, a pontuação mais obtida foi de aproximadamente 641,6.

Do total, 548 mil participantes, a maioria, alcançou uma nota que estava no patamar médio do exame, resultado já esperado pelo Inep devido à metodologia de correção da prova, denominada Teoria de Resposta ao Item.

As notas do exame já estão disponíveis para consulta na Página do Participante.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.