Dia Mundial do Consumidor: dez direitos que talvez você não saiba

Clientes devem se atentar no Código de Defesa do Consumidor

Você sabia que quando se leva um produto para reparos, o fornecedor é obrigado a elaborar um orçamento prévio? Ou que o consumidor tem direito à restituição em dobro com acréscimo de juros em casos de cobrança indevida? Para o Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, o especialista em direito do consumidor Watson Silva, do Amaury Andrade Advogados, lista 10 direitos que talvez você não saiba. Confira:

1 – Amostras grátis

Nenhuma empresa pode cobrar por um produto ou serviço sem que o consumidor tenha solicitado. Caso isso aconteça, será entendido como uma “amostra grátis”. Caso pague por algo que não pediu, deve ter direito à restituição.

2 – Orçamento

Quando você leva um produto, como um eletrônico, para reparos, o fornecedor é obrigado a elaborar um orçamento prévio, em que deve constar o valor da mão de obra, os materiais usados, condições de pagamento, data de início e término da manutenção. O prestador de serviços também só poderá realizar a manutenção se tiver uma autorização expressa do cliente.

3 – Direito de arrependimento

Você já se arrependeu de comprar algo? Pois bem, existem situações, como em casos de compras feitas por telefone, catálogos ou via internet, em que o consumidor poderá recorrer ao ‘Direito de Arrependimento’. “Como não se obteve um contato direito com o produto, e no caso só confiou na propaganda, o consumidor possui um prazo de 7 dias para desistir da aquisição, a partir da data de recebimento do produto”, explica o advogado Watson Silva, especialista em direito do consumidor.

4 – Produto com defeito

O fornecedor é obrigado a trocar um produto com defeito, em um prazo máximo de 30 dias. De acordo com o Procon, o produto deve ser entregue para a loja onde foi comprado. Caso o problema não seja resolvido nesse período, pode-se solicitar um novo produto ou restituição imediata da quantia paga.

6 – Cobrança indevida

Quando existe cobrança indevida, o consumidor tem direito à restituição em dobro, acréscimo de juros e correção monetária, segundo o Código de Defesa do Consumidor. “O consumidor tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”, alerta o especialista.

7 – Venda casada

A venda casada acontece quando o consumidor é obrigado a adquirir um produto ou serviço com outro atrelado. O cliente não é obrigado a comprar os dois produtos juntos.

8 – Crédito negado

Ao negar crédito, a instituição deve informar o motivo. Dessa forma, o cliente poderá pensar em soluções para resolver o problema.

9 – Gravação de atendimento telefônico

O consumidor tem direito à gravação telefônica quando liga para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Para isso, é importante anotar os número de protocolos de todas as ligações.

10 – Conta-corrente básica

Muitos consumidores também desconhecem o direito de ter uma conta-corrente básica, sem que sejam cobradas tarifas. Desde a Resolução nº 3.919 de 2010, estabelecida pelo Banco Central, todos os bancos nacionais são obrigados a oferecer uma conta corrente sem cobrança de taxas para pessoas físicas.

Dia Mundial do  Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1983.  No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído em 11 de setembro de 1990, com a Lei nº 8.078, mas entrou em vigor apenas em 11 de março de 1991.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.