Debate sobre transição energética foi palco do lançamento de Hub Global para um futuro sustentável

 Autoridades da área de energia participaram do Seminário Internacional de Transição Energética – rumo à neutralidade carbônica, realizada na última terça, em Brasília

A tarde da última terça-feira, 21 de novembro, no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, foi marcada por intensos debates sobre a transição energética sustentável e as metas de neutralidade de carbono, conforme estabelecido pelo Acordo de Paris, assinado por quase 200 países. O Seminário Internacional de Transição Energética – rumo à neutralidade carbônica reuniu uma diversidade de profissionais e líderes do setor de energia, que compartilharam insights e estratégias cruciais para impulsionar o processo de transição. O ponto alto do evento foi o lançamento do Manifesto da Hub Global de Transição Energética | GHTE, reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável.

Durante o evento, a presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, contextualizou os últimos 23 anos do Setor de Energia e pontuou os desafios e oportunidades, ressaltando o Acordo de Paris e as metas a serem alcançadas na Agenda 2030 da ONU, rumo a descarbonização.  O pesquisador Thiago Mendes abordou a história das energias renováveis, alertando sobre a acumulação de gases de longa duração na atmosfera.

Luciana Costa, diretora do BNDES, enfatizou a posição do Brasil como líder em energias limpas e renováveis. Mariana Espécie, diretora de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, destacou a política nacional para o setor, incluindo o Programa Nacional do Hidrogênio.

Jean-Pierre Bou, representante da União Europeia, compartilhou a visão europeia sobre a transição energética, enquanto George Yun, do Ministério dos Transportes, ressaltou a importância da colaboração para uma transição eficiente. Jorge Gildi, especialista em finanças sustentáveis do Banco do Brasil, apresentou as estratégias do banco na área de energia.

O ponto alto do evento foi o lançamento do “Manifesto da Hub Global de Transição Energética | GHTE, Global Hub on Energy Transition – Rumo à Neutralidade Carbônica”, destacando a importância da cooperação global e delineando compromissos para acelerar a transição energética. A Hub Global de Transição Energética será o palco da criação do Clube Global de Transição Energética, que reunirá as principais lideranças do Setor.

O Seminário Internacional de Transição Energética reuniu representantes do setor público, privado e acadêmico, consolidando-se como um espaço crucial para o debate e a promoção de ações concretas em prol de um futuro mais sustentável. O evento foi marcado pela diversidade de ideias e propostas, refletindo a urgência e a complexidade dos desafios enfrentados na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Confira texto de cobertura completo com aspas de participantes no arquivo anexo.

anúncios patrocinados
Anunciando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.